JUDÔ

Judocas da Região lutarão na Europa

Os judocas Gustavo Borsoi, vice-campeão na classe sub-21, e Júlia Henriques, campeã na sub-18, são do Judô Clube
Os judocas Gustavo Borsoi, vice-campeão na classe sub-21, e Júlia Henriques, campeã na sub-18, são do Judô Clube

Mais vagas para etapas de copas europeias foram conquistadas no Brasileiro Interclubes – classes sub-18 e sub-21, em SP

Judocas de Mogi das Cruzes e de Suzano garantiram seis medalhas nas disputas do Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô – Meeting Nacional da Base. O evento nas classes sub-21 e sub-18 foi disputado no Clube Paineiras do Morumby, no último final de semana. Campeões em suas categorias, o meio leve (66 kg) Willian Lima e a meio médio (57 kg) Júlia Henriques garantiram vagas nas Copas Europeias de Bad Blankenburg e Bremen, na Alemanha, em março. Além deles, os atletas do Alto Tietê conquistaram mais três medalhas de prata e uma de bronze nas competições. Ao todo, o evento contou com 12 lutadores da Região.

Lima é atleta do Clube Pinheiros e está no seu primeiro ano na categoria sub-21. Revelado na Associação Namie de Judô (ANJ) ele chegou ao Meeting com a terceira colocação na Seletiva Olímpica de Judô – Projeto Tóquio 2020, disputada em dezembro no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA).

Ainda na categoria sub-21, destaque para o leve (73 kg) Gustavo Borsoi, do Judô Clube de Mogi das Cruzes, medalha de prata no Meeting. Da associação Namie de Judô, a pesado (78 kg) Josiane Oliveira também garantiu uma prateada. A Namie ainda obteve um quinto lugar na competição na capital paulista com a pesado (78 kg) Viviane Motta, enquanto a representante do Judô Clube, a meio leve (52 kg) Marcela Shimada obteve a mesma colocação.

Na categoria sub-18, além da vaga nas copas da Alemanha, a campeã Júlia Henriques deve integrar a Seleção Brasileira Juvenil na Copa Europeia Sub-18 de Fuengirola, na Espanha, entre os dias 10 e 20 deste mês, com todos os custos da participação bancados pela CBJ.

Na Espanha, Lídia terá a companhia da representante da associação suzanense Kyoei de Judô, a ligeiro (44 kg) Aline Silva, medalha de prata nas disputas do último final de semana, que havia conquistado a vaga no Campeonato Brasileiro Interclubes – Seletiva Nacional Sub-18 de Judô -, realizada nos dias 2 e 3 de novembro do ano passado, em Canoas (RS). Ainda na classe sub-18, representante da associação Namie, a médio (63 kg) Vitória Campos obteve a quarta colocação no Paineiras, enquanto o meio leve (60 kg) Kauã Mello fechou no sétimo lugar.

O Judô Clube ainda teve a peso leve (48 kg) Isabela Pereira no 7º lugar, mesma colocação da médio (63 kg) Lídia Hasegawa, enquanto a meio médio (57 kg) Gabriela Viana foi eliminada na estreia e acabou a disputa sem pontuação. No geral, o título do Brasileiro Interclubes de Judô ficou com a carioca Instituto Reação, com o Pinheiros em segundo e o Sesi no terceiro lugar. O Judô Clube foi o sétimo colocado, com a Namie na 30ª posição e a Kyoei no 40º posto. O evento teve a participação de 125 associações de todo o País.

Triatletas mogianos garantiram 10 pódios na primeira das seis etapas da temporada 2019 da Performance Run Aquathlon e Travessia, disputada na Praia do Canto do Indaiá, em Bertioga, no último domingo. Os praticantes tiveram como desafio 600 metros de natação, mais três quilômetros de corrida. Campeões em suas respectivas categorias na temporada passada, Diego de Souza (agora na 30 a 34 anos), obteve o sexto lugar, Emerson Redondo (45 a 49 anos), foi segundo, a mesma colocação de Henrique Garcia Lores (55 a 59 anos).

Ao longo de 2018, os três completaram as cinco etapas da prova organizada pela TH5 Eventos. Neste ano, serão seis disputas – o calendário prevês competições em março, maio, setembro, outubro e dezembro.

Lores, que compete com os apoios da Aqua Master Trainer, Sindicato dos Bancários de Mogi, Furlan Academia e Clube Náutico Mogiano, garantiu o título da temporada passada com 190 pontos. “Nesta prova consegui competir em alto nível. A diferença entre os três primeiros foi de 43 segundos. Consegui chegar entre os três da minha divisão. Agora é treinar mais para as próximas”, disse Lores.

Na classificação geral da disputa em Bertioga, destaque para Paulo Pires (30 a 34 anos), com o terceiro lugar na classificação geral. Atleta da equipe PP Triathlon, ele ainda foi segundo na categoria; além de Redondo, 10º no geral, pela equipe da academia Fôlego.

Atletas da Fôlego ainda garantiram quatro pódios. Jennifer Redondo foi campeã na classe iniciantes, mesma colocação de André Corrêa Jr., mas na 16 a 19 anos; na 20 a 24 anos, Wesley Silva foi segundo, enquanto Gabriel de Siqueira foi terceiro colocado.

Na categoria 20 a 24 anos, com três mogianos no pódio, o campeão foi Eduardo Rossato, da PP Triathlon. Também em primeiro, mas na 25 a 29 anos, ficou Vinícius Bergston (Elite Fit); e na segunda colocação da 50 a 54 anos, chegou Antônio Saab (AquaMaster/Trainer). (G.L.)