INFORMAÇÃO

Jundiapeba na mira de alunas do Renova BR

Maria Luiza Fernandes e Jacqueline Komura mostram os seus planos

O distrito de Jundiapeba será alvo de intervenções lideradas por duas mogianas integrantes do projeto Renovar o Brasil, promovido pela ONG Renova Brasil junto a alunos de seus cursos de formação política. No dia 5 de outubro, a um ano das próximas eleições, 1,4 mil pessoas comuns de 445 cidades brasileiras estarão desenvolvendo projetos em favor se suas comunidades. A revitalização externa da E. E.Professor Ilson Gomes foi o desafio definido pela estudante Maria Luiza Fernandes. Com apoio do grupo Ubuntu Crew – Projeto Social e de um grupo de alunos, o muro da escola deverá ser grafitado com participação dos principais grafiteiros da cidade liderados por Rica. No mesmo dia haverá uma programação sobre arte urbana, com objetivo de educar por meio da arte. E também a conscientização sobre a violência contra a mulher. As alunas irão promover montagens de quadros e dinâmicas junto com a comunidade de Jundiapeba para falar sobre o tema. Maria Luiza é bolsista do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Outra que já concluiu este curso e atualmente integra o Renova BR é a consultora Jacqueline Yumi Komura, filha do vereador Pedro Komura (PSDB), que pretende construir um bicicletário junto à praça Veteranos de Guerra, onde, atualmente, as dezenas de bicicletas usadas por trabalhadores para chegar às proximidades da estação ferroviária de Jundiapeba são acorrentadas em árvores e postes. Jacqueline vai pedir ajuda da comunidade e empresários para a contratação do serralheiro que deverá executar o projeto de uma estrutura de metal reforçado onde as bicicletas poderão ser deixadas com mais segurança, liberando postes e árvores hoje usadas para receber as bikes. Consultada, a Prefeitura já autorizou a construção do equipamento num dos espaços da praça. A estrutura terá capacidade para receber entre 15 e 20 bicicletas. “Vamos contar com ajuda da sociedade civil para essa ação de revitalização da praça pública”, diz Jacqueline.

Campeão

Tem placas de Mogi das Cruzes o caminhão flagrado por agentes da Polícia Rodoviária Federal, durante a Operação Rota Segura, em Floriano (RJ), com 110 multas pendentes de pagamento. Na ação da PRF verificou-se ainda que o tacógrafo do veículo estava defeituoso e o sistema de iluminação alterado, o que gerou mais duas multas. O veículo foi apreendido até a quitação de R$ 14.577,88, valor total das autuações.

Energia

O Portal Solar, especializado em energia solar, deu destaque a duas creches recentemente inauguradas em Jundiapeba, pela Prefeitura de Mogi, dotadas com sistemas fotovoltaicos, água de reúso e ventilação natural, como partes de soluções sustentáveis do novo modelo arquitetônico. O mesmo a ser adotado em três novas creches em construção no distrito.

Creche

A Demax Serviços e Comércio Ltda venceu a concorrência aberta pela Prefeitura de Mogi para a construção de creche na Vila São Sebastião, na rua Dr. José Oswaldo de Azevedo. A obra está orçada em R$ 2.437.902,82.

Luto

Foi sepultado domingo, no Cemitério do Cambiri, em Ferraz, o corpo do presidente do PV daquela cidade, Ricardo de Oliveira Silva, 56 anos, falecido no sábado, de infarto agudo do miocárdio. Ele integrava a direção estadual do partido. Deixou a esposa Ana Alves e sete filhos.

Mudanças

Na esteira da reportagem publicada na edição de domingo deste jornal a respeito da avenida Capitão Manoel Rudge, o vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) voltou a defender a implantação de um sistema binário de trânsito no caminho para a região da Vila Oliveira. Conforme a proposta, a Capitão teria mão única no sentido centro-bairro, entre a praça Norival Tavares e a Frederico Straube, enquanto a rua Laurinda Cardoso de Melo Freire passaria a ter mão única no sentido contrário. O secretário de Transportes, José Luiz Freire, seria favorável à alteração, mas enfrenta resistência dos comerciantes da Capitão.

Frase

Quando as eleições se aproximam, os ventos costumam desfazer uma porção de certezas e promessas a que os políticos se agarram.

Lauro Jardim, colunista de O Globo, sobre mudanças de última hora nos planos eleitorais de muita gente

Deixe seu comentário