HÍBRIDO

Lexus traz o novo UX 250h, primeiro crossover compacto da marca ao Brasil

O Lexus UX250h chega em três versões ao Brasil, com preço inicial de R$ 170 mil (Divulgação)

A Lexus do Brasil, marca de luxo da Toyota, anuncia a chegada às concessionárias do País do primeiro crossover compacto da marca, o UX 250h. Com design típico da marca, itens de luxo e recursos de segurança e um sistema híbrido “ultraeficiente”, sefundo a Toyota, o UX 2019 já pode ser encomendado na rede de concessionárias Lexus de todo o País, nas versões Dynamic, Luxury e F-Sport, a preços que variam de R$ 169.990,00 a R$ 209.990,00, já com pintura metálica inclusa.
O UX é o primeiro Lexus desenvolvido sobre uma nova plataforma, de estrutura leve, porém super-rígida, com baixo centro de gravidade e um ajuste refinado da suspensão, proporcionando ao UX uma agilidade e conforto ao dirigir, além de uma personalidade distinta em design.

O UX250h é um crossover compacto que usa motorização híbrida – gasolina e eletricidade – de 181 cv (Divulgação)

No Brasil, o modelo está disponível com motorização exclusivamente híbrida em todas as versões, como parte de estratégia da marca de contar com um portfólio exclusivamente híbrido no País, combinando a eficiência de um motor a gasolina 2.0 litros a um motor elétrico.
Com 181 cv de potência combinada, o UX 250h alia alta eficiência energética a desempenho. Este híbrido proporciona uma condução arrojada com alta velocidade de resposta e uma sensação de aceleração suave e natural. O UX 250h está disponível com tração dianteira.
A transmissão Hybrid Transaxle oferece força de frenagem responsiva do motor em seis estágios com uma sensação de troca semelhante à transmissão manual, usando os “paddle shifts” – alavancas de troca de marchas no volante (versão F-SPORT) ou a posição S na alavanca de troca.

Interior do novo Lexus compacto traz requinte da marca com arroubos futurísticos (Divulgação)

A Lexus projetou a cabine do UX para invocar uma sensação de carro de luxo, entretanto, com uma posição de assento mais alta e a versatilidade de um crossover. Os materiais e o acabamento são característicos da Lexus, combinando as tradições japonesas em artesanato e hospitalidade com técnicas de produção inovadoras.
Como habitual nos veículos Lexus, o UX oferece uma experiência de condução muito silenciosa devido à estrutura de alta resistência e aos materiais isolantes aplicados em toda a carroceria. Também como característica dos veículos Lexus, os engenheiros rastrearam os ruídos externos para mantê-los fora da cabine. Até mesmo o som da água sendo projetada pelos pneus foi reduzido.
Em todas as versões, o UX oferece bancos dianteiros com ajuste elétrico de 10 modos para o banco do motorista e oito para o passageiro dianteiro, além de sistema de aquecimento. A versão intermediária Luxury ainda apresenta sistema de ar condicionado nos bancos dianteiros – item exclusivo entre os principais concorrentes do segmento. As almofadas do assento dianteiro usam molas e espuma especialmente projetadas para envolver os ocupantes enquanto dispersam a pressão de maneira uniforme sob a região ciática do ocupante.

Em termos de design, o crossover compacto UX250h é,m inegavelmente, um exemplar de linhagem Lexus (Divulgação)

O luxo Lexus pode ser encontrado em todas as partes da cabine do UX. Um exemplo disso é o estofamento de couro inspirado na costura “sashiko”, uma técnica de acolchoamento japonesa usada também na confecção de uniformes de judô e kendo. Ela é combinada com um padrão de perfuração de “arte calculada” na parte inferior do assento, derivado de curvas matemáticas e gradações em perfeito alinhamento.
O Lexus UX oferece combinações de cores interiores em que cada uma transmite uma sensação específica e acentua o design premium. Na versão Luxury, os bancos são revestidos em couro e couro ecológico premium (sintético), sendo este último disponível para as demais configurações. Enquanto a versão Dynamic possui acabamento interno na cor preta, os clientes que optarem pelas versões Luxury e F-Sport podem escolher três cores internas diferentes: bege, preto e caramelo na Luxury e preto, branco/preto e granada/preto na F-Sport.
O design do painel de instrumentos do UX combina características exclusivas da Lexus e uma tecnologia intuitiva. O computador de bordo com visor LCD em TFT de sete polegadas, disponível nas versões Dynamic e Luxury, cria digitalmente medidores realistas e analógicos em um espaço tridimensional.
A versão F-SPORT vem com visor LCD em TFT de oito polegadas, além de um visor “head-up display” que projeta uma “tela” colorida virtual no pára-brisas informações sobre o veículo, como velocidade, navegação GPS e áudio.