REVITALIBA

Limpeza de praças de Mogi vai reunir 300 voluntários

CENÁRIO Praça Oswaldo Cruz é um dos locais que contará com os serviços de limpeza previstos no projeto Revitaliba Mogi. (Foto: arquivo)
CENÁRIO Praça Oswaldo Cruz é um dos locais que contará com os serviços de limpeza previstos no projeto Revitaliba Mogi. (Foto: arquivo)

Cerca de 300 voluntários se reunirão para limpar praças e espaços públicos de Mogi das Cruzes hoje, véspera do aniversário da cidade, das 8 às 11 horas. As ações fazem parte do Revitaliba Mogi – evento que tem como objetivo estimular a cidadania e a participação dos moradores da cidade na conservação de espaços comuns, como as praças, ao promover um ambiente limpo, além de resgatar sentimentos positivos aos visitantes, moradores e comerciantes do município.

O projeto é organizado pela Associação Cultural Bunkyo de Mogi, em parceria com a JCI -Brasil – Japão e o Consulado Geral do Japão em São Paulo. Todas as atividades serão acompanhadas de perto pelo cônsul do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.

O voluntário Haroldo Hiroyuki Onoda participará das atividades. “Estou presente na maioria das ações do Bunkyo. Eu e minha família estamos sempre dispostos a ajudar”, diz. Para ele, o evento é benéfico para a cidade, principalmente pela conscientização e exemplo dado às futuras gerações da cidade. “Já tive a oportunidade de viver no Japão e pude ver de perto os moradores de um bairro se juntarem para limpar sua comunidade. É algo enraizado na cultura japonesa, que vale a pena ser compartilhado”, relata.

“Já temos um bom padrão de cidade, mas acredito que se cada um fizer a sua parte, como, por exemplo, a limpeza, é possível ficar ainda melhor”, diz Haroldo.

O presidente do Bunkyo, Frank Tuda, reforça que o evento será benéfico para a cidade. “Nosso intuito é fazer isso com alegria e união, pois todos saem ganhando com uma cidade limpa e agradável para se viver”, diz o presidente.

Inspirada na tradição Oosouji – costume milenar japonês de faxina anual –, a ação conta com a ajuda de pessoas que prezam pelo bem-estar comum da população e também busca fortalecer conexões entre lideranças da comunidade Nikkei de São Paulo e Mogi.

Os organizadores do Revitaliba prepararam equipes para realizar a limpeza dos largos do Rosário, do Carmo e Francisco Ribeiro Nogueira, além das praças do Imigrante, Coronel Almeida, Oswaldo Cruz, da Bandeira e João Antônio Batalha (Shangai).

Os voluntários serão devidamente uniformizados e divididos em equipes responsáveis pela limpeza de cada praça. Antes de dar início aos trabalhos, eles serão convidados para uma sessão de ginástica laboral e receberão uma cartilha com informações com orientações e cuidados com a postura.

Além dos grupos, que atuarão na manutenção das praças, haverá um designado para conscientizar a população sobre o Revitaliba Mogi e distribuição de material impresso sobre boas práticas nos espaços públicos.

Às 7h30 ocorrerá o credenciamento e entrega dos coletes, luvas e lanche para os voluntários. Já às 8h30 será o início da cerimônia com o cônsul-geral do Japão. O deslocamento das equipes para os locais de limpeza será às 9 horas. O encerramento acontecerá às 11 horas.


Deixe seu comentário