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Linha 2020 da picape Ford Ranger chega com preços inalterados

Com mudanças visuais na dianteira e mais equipada, a Ranger chega na linha 2020 com os mesmos valores da linha 2019 (Divulgação)

A Ford acaba de apresentar o modelo 2020 da Ranger. A picape recebeu discretos retoques estilísticos e incorporou equipamentos. Dentro da estratégia de reforçar a competitividade, a montadora fez tais aprimoramentos sem aumentar os preços, que permanecem exatamente os mesmos da linha 2019. Assim, os preços da linha 2020 da Ranger partem de R$ 128.250 na versão XLS 2.2 4×2 automática e chegam a R$ 188.990 da Limited 3.2 4×4 automática.
Em termos de design, as mudanças da Ranger 2020 se concentram na parte frontal. Grade, para-choque, faróis principais e de neblina foram redesenhados para reforçar o aspecto de robustez desejável em uma picape desse gênero. As versões com motor 3.2 litro trazem diversos elementos cromados, como grade dianteira, capa dos retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro. No perfil, as rodas de 18 polegadas ganharam nova pintura.
Na traseira, a novidade é a tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento que, segundo a Ford, reduz de doze quilos para três quilos o peso equivalente na sua movimentação. Por dentro, o padrão de acabamento da cabine foi aperfeiçoado e recebeu novos materiais. Na parte de engenharia, veio uma evolução importante: a picape, produzida na Argentina, ganhou uma nova suspensão que, de acordo com os engenheiros da marca, melhora a dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada.

Os preços da Ranger começam em R$ 128.250 e chegam até R$ 199.990, na versão topo de linha (Divulgação)

Entre os novos equipamentos da linha estão tecnologias autônomas de assistência, que são uma tendência na indústria automotiva mundial e inéditas entre as picapes vendidas no Brasil. Entre elas, a versão “top” Limited traz o sistema de frenagem autônoma com detecção de pedestres. Com o auxílio de duas câmeras e um radar, caso identifique outros veículos, ciclistas ou pedestres, a Ranger freia até a imobilidade se o sistema não perceber qualquer reação do motorista. A faixa ideal de operação do sistema é entre 5 km/h e 60 km/h – além desse limite, a colisão pode não ser evitada, mas será atenuada. Outra novidade é o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, que indica as velocidades máximas permitidas na tela multimídia. Sistemas autônomos já disponíveis anteriormente na Ranger continuam lá, como o piloto automático adaptativo e o sistema de permanência em faixa. Para reforçar a segurança, os faróis baixos de xenônio contam com luzes diurnas de LED.
Sob o capô, a novidade é que a Ranger deixa de oferecer a opção de motor flex 2.5 litros. A Ranger 2020 mantém os dois motores a diesel da família Duratorq, o 3.2 litros de cinco cilindros, com 200 cv, e o 2.2 litros de 160 cv. Toda a linha já vem de série com o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque, sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, além de diferencial traseiro blocante eletrônico.

No interior, a picape da Ford também evoluiu, com notábel aumento da qualidade dos materiais empregados (Divulgação)

Por dentro, o padrão de acabamento da cabine da Ranger evoluiu. A percepção geral de aumento de qualidade é notável. Todas as versões vêm com a eficiente central multimídia Sync 3 com tela de oito polegadas sensível ao toque, navegação, comandos por voz e compatibilidade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Também são de série ar-condicionado digital de duas zonas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, faróis de neblina e sete airbags. A versão XLT 3.2 4X4 acrescenta transmissão automática, bancos de couro e itens como sensor de chuva, monitoramento individual de pressão dos pneus e faróis automáticos.
No entanto, é na versão de topo de linha 3.2 Limited que a Ranger “ostenta” mais e ganha termos de aparato tecnológico e itens de conforto. Vem com farol alto automático, sistema de acesso sem chave e botão de partida, tampa traseira com travamento elétrico, rodas de 18 polegadas com acabamento exclusivo, sistema autônomo de frenagem com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito, monitoramento individual de pressão dos pneus, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e sistema de personalização da luz ambiente com sete cores.

Ranger deixa de ter motor flex, mantendo na linha 2020 somente os dois propulsores diesel (Divulgação)

O teste da Ford Ranger Limited 3.2 4X4 automática foi feito em um trajeto de cerca de 150 quilômetros na região de Mendoza, Argentina, incluindo estradas asfaltadas e muitas trilhas de terra e cascalho e um pequeno trecho de “off-road” mais radical especialmente preparado. O motor 3.2 litros turbo de cinco cilindros entrega o robusto torque de 47,9 kgfm já em baixas rotações, a partir de 1.750 rpm, o que se traduz em uma disposição permanente para acelerar. A potência máxima de 200 cv também é mais do que necessária para conferir um comportamento dinâmico convincente às 2.2 toneladas da picape. O bom entendimento com o câmbio automático de seis marchas faz com que o potencial do motor seja otimizado e as retomadas ocorram sem vacilações.
Entretanto, o grande destaque da Ranger 2020 é o novo ajuste da suspensão, que está muito além do padrão do segmento e posiciona a picape da Ford em um patamar mais elevado. O veículo se comporta quase como um carro de passeio e esbanja equilíbrio em altas velocidades, tanto no asfalto quanto nas trilhas. Nem parece uma picape.
Na trilha de “off-road” preparada pela Ford, foi possível submeter a picape a situações extremas, em crateras enormes e aclives e descidas intimidadoras. Em todas as situações a que foi submetida, a Ranger enfrentou os obstáculos sem se abalar ou dar sinais de fragilidade ou fadiga. (Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

Ficha Técnica
Ford Ranger Limited 3.2 4×4 automática

Motor: Dianteiro, longitudinal, 5 cilindros em linha, 3.2, 20V, comando duplo, turbo, injeção direta de diesel.
Potência: 200 cavalos a 3 mil rpm.
Torque: 47,9 kgfm a 1.750 rpm.
Câmbio: Automático de 6 marchas; tração 4×4 com reduzida.
Direção: Elétrica.
Suspensão: Independente com barra estabilizadora (dianteira) e eixo rígido (traseira).
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
Pneus e rodas: 265/60 R18.
Dimensões: 5,35 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,85 metro de altura e 3,22 metros de entre-eixos.
Caçamba: 1.180 litros.
Tanque de combustível: 80 litros.
Peso: 2.261 kg.
Produção: General Pacheco/Argentina.
Preço: R$ 188.990