CULTURA

Lives oferecem arte e conhecimento durante a quarentena

DIÁRIO

Está rolando pelas redes socais a ‘Mostra Virtual de Arte: A Arte Não Esqueceu de Você’, uma das saídas encontradas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para, durante o confinamento social provocado pelo novo coronavírus, manter o apoio e fomento a artistas e profissionais mogianos. Tudo acontece por meio de lives, onde o público pode acompanhar o trabalho de músicos, atores e agitadores culturais.

As apresentações ao vivo, por meio de transmissão de vídeo em tempo real, tiveram início no dia 25 de março e estão previstas para seguirem até o dia 30 de junho. Dentre as próximas, há shows de rap, MPB, samba, pagode, sertanejo, pop rock e muitos outros estilos musicais.

Como a cidade têm muitos cantores e cantoras, é natural que seja a música a principal atração da ‘Movi.Ar’, como foi apelidada a agenda. Um dos exemplos mais claros de como funciona o projeto é a ação da Banda Fino Pop, cujo repertório inclui sambas, xotes, baião, rock, blues e autorais. Mesmo com tantos gêneros diferentes eles atenderam aos pedidos do público na primeira transmissão, do dia 02 de abril, e devem fazer o mesmo na próxima, marcada para o dia 12.

Está aí, na interatividade, a grande “sacada” da programação. É claro que é diferente do palco e do contato próximo com o artista, mas os eventos digitais oferecem a possibilidade para quem assiste conversar e manifestar o que sente.

Além da Fino Pop, outros mogianos que já se apresentaram são os cantores Fábio Mares (cujos próximos shows serão em 18/04; 01, 10 e 29/05; 12 e 27/06), Léo Zerrah (que terá novos concertos em 18/04; 02 e 16/05; 06 e 20/06), Paulo Betzler (que volta a ser visto em 04/05 e 01/06) e Vinicius Candido (cujas datas futuras são 16/04; 07 e 21/05; 11 e 25/06).

Também fazem parte do programa vários outros artistas, como a dupla sertaneja Luiz Claudio e Sergio Mello, o cantor Brenô Pereira, as rappers Karen Santana e Sarah Key, o MC Acme, as cantoras Sandra Vianna, Valéria Custódio e Roberta Coentro e muitos mais nomes.

Uma das iniciativas que valem ser destacadas são as explicações dadas pelo baterista Lucas ESanto, que tem feito sessões de vídeo onde passa dicas e fala sobre ritmos, ensinando as pessoas a tocar, ainda que não tenham o instrumento. A próxima sessão dele está programada para as 17 horas de hoje, depois em 05/05 e 02/06.

A agenda, porém, vai além do universo da música. A primeira live a ser realizada foi do grupo Pop Kids, com histórias, aprendizado e brincadeiras para entreter as crianças em casa. E também estão incluídos o produtor de vídeos Elias Mingoni e o bailarino Erick Pimentel (que tem apresentações marcadas para 14, 16 e 18/04; 19, 21 e 23/05; 23, 25 e 27/06) .

Falando em aprendizado, não apenas as crianças têm conteúdos deste tipo. Quem assistir as transmissões do rapper Marcos Favela conhecer a história do hip hop em Mogi das Cruzes, num formato parecido com um programa de rádio, apresentado por um rapper com mais de 30 anos de carreira. As datas futuras são 20/04; 04 e 18/05; 01 e 15/06.

Como participar

Os artistas têm feito as lives em suas próprias redes sociais, principalmente Facebook e Instagram. O melhor canal para acesso aos e links é a página oficial da Cultura (facebook.com/culturamogi), onde são publicadas as datas e horários, bem como os conteúdos das apresentações.

Vale lembrar que a ‘Mostra Virtual de Arte: A Arte Não Esqueceu de Você’ atingiu em poucos dias o máximo da capacidade de respaldo da administração pública, o que quer dizer que 49 projetos e 63 mogianos foram atendidos por um período de três meses para a execução de apresentações, shows, demonstrações, fóruns, vídeo aulas, saraus e tutoriais, tudo de forma online. Em outras palavras, há muito mais por vir dentro da agenda.


Deixe seu comentário