INFORMAÇÃO

Livro vai resgatar história do Carnaval de Mogi

Escritor e pesquisador Roberto Bordin lança sua nova obra em 2020

Após a repercussão positiva alcançada por sua obra “Mogi Também é Música”, o pesquisador e escritor Roberto Bordin está concluindo os levantamentos para o seu próximo livro que promete resgatar a história do Carnaval de Mogi e seus principais personagens. Previsto para ter mais de 300 páginas, “Rei Momo Passa por Mogi” deverá estar concluído no início do próximo ano para ser lançado no primeiro domingo após a Páscoa, no mês de abril de 2020. O escritor foi a fundo na história para saber como foi a primeira festa carnavalesca da qual se tem notícia na cidade: a de 1622, quando tudo começou. Na época, surgiram os primeiros entrudos formados por foliões que se divertiam atirando água perfumada nas outras pessoas, costume importado da Europa. Originavam-se aí os chamados lança-perfumes, que tempos depois seriam proibidos pelo governo, depois que passaram a ser usados diretamente sobre o nariz, como uma droga capaz de promover “baratos” repentinos em seus usuários. O autor vem avaliando a festa ao longo dos séculos até chegar à década de 50, quando a cidade recebe as suas primeiras escolas de samba, inspiradas em grupos semelhantes existentes principalmente no Rio e São Paulo. Era também a época dos corsos e blocos de rua que arrastavam os mogianos pelo centro da cidade, ainda modesta, porém animada, com a chegada dos primeiros clubes sociais e seus bailes carnavalescos. Na sequência, surgiria aquele que veio a ser, por décadas, o símbolo maior da folia em Mogi, o rei momo João Benegas Ortiz, o conhecido “João Guarda-Chuva”, que trocou o apito de árbitro de futebol pelas serpentinas e confetes do Carnaval. Por 39 anos, ele esteve à frente da festa na cidade, como irá contar Bordin em seu livro, que terá também outros personagens igualmente famosos e importantes, como os carnavalescos Costinha, Ivan Rizzi, Fran Carvalho e suas fantasias, os compositores e cantores das escolas e seus respectivos sambas enredo. Os revezes sofridos com prefeitos que não gostavam da festa também serão lembrados. Um livro que promete ficar como referência histórica do Carnaval na cidade. Vale a pena esperar para conferir.

Visita

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente promove, na manhã de hoje, uma visita monitorada às instalações do Reservatório Ponte Nova, em Salesópolis. Técnicos do DAEE e Sabesp estarão juntos para explicar o funcionamento do Sistema Produtor do Alto Tietê, composto pelas barragens dos rios Biritiba, Paraitinga, Taiaçupeba, além da Ponte Nova, a maior do conjunto. O radar meteorológico também será apresentado aos visitantes.

Obra de Chaer

A União dos Negros pela Igualdade (Unegro) de Mogi das Cruzes recebeu de presente do artista plástico Mauricio Chaer uma escultura com a imagem de Zumbi dos Palmares. Como ainda não possui uma sede própria, entidade está expondo a obra de arte na quadra de ensaios da escola de samba Estação Primeira de Braz Cubas, conforme entendimento com a presidente, Silvania Gomes.

Cidade Natal

O Consórcio Unileste foi autorizado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) a promover operação especial da Linha 218 de ônibus que liga os terminais rodoviários de Guararema e Mogi. Objetivo é atender os visitantes da 10ª edição do Guararema Cidade Natal. Até o dia 5 de janeiro, nos finais de semana, o serviço terá 16 partidas a mais, sendo oito aos sábados e oito aos domingos. Sairão do Terminal Geraldo Scavone, quatro horários extras, entre 18 e 20 horas. Outras quatro partidas serão acrescentadas no Terminal de Guararema, entre 21h30 e 23h30 para facilitar o retorno. Valor da tarifa: R$ 5.

Caminhões

O DER baixou portaria restringindo o tráfego de caminhões pela Rodovia dos Tamoios (SP-99), durante a temporada de verão e feriados prolongados do ano de 2020. A medida começa a vigorar dia 20, sexta, a partir das 16 horas até a zero hora de sábado, durante dezembro, janeiro e fevereiro. A área de restrição abrange o sentido Sul, do Km 55 (entroncamento da Salesópolis-Pitas) até o Km 83, na rotatória de Caraguá. No sentido inverso, a restrição aos veículos de carga acima de 14 m de comprimento e 23 toneladas de Peso Bruto Total acontece entre Caraguá e São José (Km 67 do trecho de Serra), em razão da implantação da Operação Subida, com inversão de uma das faixas de tráfego.

Frase

Aprenda a valorizar as pessoas importantes, ou um dia olhará para o lado e poderá estar sozinho.

Ronaldo Pazini, escritor e coach educacional, no livro “Não Seja Vazio”


Deixe seu comentário