PREPARO

Maioria dos mogianos cadastra biometria

NO CENTRO Cartórios das 74ª, 287ª e 319ª zonas eleitorais recebem mogianos para a biometria. (Foto: Elton Ishikawa)

Até terça-feira (08), 53% do eleitorado de Mogi das Cruzes já tinham cadastrado a biometria. Apesar de não ser obrigatório para a eleição municipal do ano que vem, a Justiça Eleitoral tem realizado diversos esforços a fim de diminuir a demanda para quando for necessário utilizar esta tecnologia na cidade, prevista para o pleito de 2022. Até agosto, o município tinha pouco mais de 330 mil eleitores.

Além de postos itinerantes, como o que atendeu o distrito de Sabaúna no mês passado, os cartórios eleitorais realizam plantões de biometria em um sábado por mês. Em outubro será no próximo dia 19, das 8 às 13 horas, para oferecer o serviço às pessoas que trabalham ou não têm disponibilidade durante a semana.

O chefe do cartório da 74ª Zona Eleitoral, Marcos Chaves dos Reis, avalia que o número de pessoas que aderiram à biometria não é baixo, considerando que ainda não é obrigatória para o ano que vem. “Oferecemos oportunidades para facilitar a vida do eleitor, principalmente daqueles que trabalham, porque senão depois vira um tumulto”, conta.

AVISO Chaves dos Reis diz que meta é evitar tumulto na última hora. (Foto: arquivo)

Os interessados em cadastrar a biometria podem comparecer a qualquer cartório eleitoral da cidade, sem a necessidade de agendamento prévio, portando documento original com foto e sem abreviação no nome, além de comprovante de residência. Já nos pontos itinerantes e no Poupatempo é necessário fazer o agendamento pela internet com antecedência.

Na região, Biritiba Mirim e Guararema são administradas pelos cartórios de Mogi das Cruzes. Nas duas cidades, o percentual de eleitores com a biometria cadastrada está em cerca de 38%, mas a expectativa é de que este número aumente, porque os postos itinerantes oferecem o serviço até abril do ano que vem. Em Guararema, o atendimento acontece na rua Lucas Garcez, 350, no centro. Já em Biritiba, é na rua Ayrton Senna da Silva, 100, Jardim Alvorada A.

Os três cartórios eleitorais de Mogi, 74ª, 287ª e 319ª zonas eleitorais funcionam na rua Francisco Franco, 179, no centro, das 10 às 18 horas.

Deixe seu comentário