Mateus Prado

Mateus-Prado
Mateus Prado

Mateus Prado é especialista em Enem, presidente de Honra do Henfil, colunista de Educação e Políticas Públicas em sites, jornais e revistas, e
autor de livros didáticos. Possui mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. Na última terçafeira, ele esteve no Colégio Ienec, em Mogi
das Cruzes, para uma palestra sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e deu dicas preciosas e práticas de como se dar bem na prova.
Considerando que o Enem está chegando, como o candidato deve estudar?
Agora é hora de aumentar o ritmo de estudos. Se você estuda (me refiro ao estudo solitário) 4 horas por dia, passe pra 6. Se estuda 6 passe pra 8. Se não estuda comece com duas horas por dia a aumente este tempo até chegar aos três dias anteriores ao Enem. Estude inclusive, no final de semana anterior da prova. Intercale matérias e a cada hora de estudo faça um intervalo de poucos minutos. Sua refeição deverá estar fracionada durante o dia. Nos horários de estudo coma de duas em duas horas, ou de uma em uma hora, pequenas refeições. No resto do dia pode ser de três em três horas.

O que comer horas antes e durante a prova do Enem?
Faça uma reeducação alimentar de hoje até o dia da prova. Não coma bobagens desnecessárias e não entre em dietas neste período. Se alimente de forma mais fracionada, ao invés de fazer duas grandes refeições por dia. Coma entre 5% e 10% menos do que você precisa. A partir de hoje mude seu horário de almoço. Você não deve ir para a prova sem almoçar, portanto precisa adaptar seu organismo desde já para almoçar mais cedo. Beba muita água nestes dias anteriores ao Enem, pelo menos 2 litros por dia. Coma também muita fibra a partir de hoje. Durante a prova, beba bastante água e opte por carboidratos como biscoitos e chocolates.

Você recomenda fazer atividade física?
Sim. Caminhe 1h20 por dia. O Enem é também uma prova de resistência. Por volta da 70ª questão do primeiro dia você já estará cansado. O segundo dia é quase impossível cumpri-lo bem. O exercício físico aeróbico todos os dias, até o dia da prova, irá aumentar sua resistência e a sua concentração.  No dia do Enem, acorde cedo e caminhe. Essa combinação de fatores ajuda a obter uma melhor nota.

Qual disciplina tem a maior nota no Enem?
Matemática é, das 4 provas objetivas, a que dá mais nota para o mesmo número de acertos.

Qual dica você dá para a produção da Redação?
Lembre-se que a Redação do Enem sempre traz uma situação problema e que você precisa resolvê-la através de uma proposta de solução ética. Na Redação você não irá fazer uma prova com o objetivo de tirar 1000. Você terá quer ir para a prova sabendo que ela é corrigida como se fossem 5 provas e que você quer tirar 200 em cada uma delas.