ARTIGO

Medicamento de alto custo

Desde o mês de fevereiro, a equipe do Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAF) da Brazcubas Educação tem prestado um importante serviço à sociedade: orientação de como conseguir junto ao Estado medicamentos de alto custo. Só quem necessita deste tipo de benefício do governo e/ou da sua operadora de saúde sabe o quanto é difícil conseguir a liberação da medicação. Além de ter de enfrentar um questionário extenso, a burocracia é muito grande.

Muitas vezes, uma resposta preenchida de maneira equivocada ou incompleta impede a liberação desse benefício indicado para que pessoas que sofrem de neoplasias (câncer), doença obstrutiva crônica, esclerose múltipla ou que tenham sido submetidas a transplantes de órgãos. Estes são alguns exemplos de pacientes em tratamento medicamentoso por tempo prolongado ou indeterminado, que têm direito de receber medicamentos gratuitos diretamente do SUS.

Por estas razões, o NAF da Brazcubas decidiu ampliar os serviços gratuitos já prestados, oferecendo assessoria e orientação às pessoas que precisam dar entrada na solicitação de medicamentos gratuitos de uso crônico ou de uso contínuo, mas encontram dificuldades em organizar e preencher os formulários exigidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento é feito em parceria com os estudantes e professores do curso de Farmácia.

O serviço não tem custo algum para a população e inclui o levantamento e conferência dos exames solicitados, indicação dos postos de retirada e orientação farmacêutica sobre a correta administração dos medicamentos, de acordo com a prescrição médica.

Até o momento, foram realizados 14 atendimentos, sendo que em seis deles, o NAF teve que entrar em contato com o médico para correção da documentação. Do total geral, 5 pessoas conseguiram a medicação com apoio da nossa equipe e 3 pessoas ainda aguardam a resposta para liberação.

Apesar dos números ainda serem modestos, nos sentimos muito felizes em ajudar essas pessoas e estamos à disposição para fazer muito mais. Por isso, se souber de alguém que precise dessa orientação, fale sobre esse atendimento gratuito do NAF da Brazcubas. Nossa equipe atende de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, mas somente após agendamento que deve ser feito pelos telefones 4791-8212 e 4791-8278.

Mauricio Chermann é reitor do Centro Universitário Braz Cubas