LANÇAMENTO

Mercedes E Cabriolet chega ao mercado brasileiro por “salgados” R$ 413,9 mil

A nova geração do Classe E chega na versão conversível ao Brasil, equipada com teto de tecido e motor 2.0 de 245 cv de potência (Divulgação)

A Mercedes-Benz completa a família Classe E com o novo E 300 Cabriolet, já disponível nos concessionários de todo o País pela bagatela de R$ 413.900,00. O conversível de quatro lugares combina um design puro e atraente com conforto e tecnologia de ponta. Também inclui integração a smartphones e sistemas de assistência. O motor de quatro cilindros 2.0 litros turbo de 245 cv, câmbio 9G-TRONIC com nove velocidades e o sistema de suspensão Agility Control garantem uma experiência de direção esportiva e confortável.

No refinado interior, o cabriolet da Mercedes dá ênfase ao uso de materiais de acabamento em cor clara, que amplia a sofisticação (Divulgação)

O Cabriolet é o quinto e mais novo membro da linha Classe E, que foi totalmente renovada no espaço de um ano. Com o teto flexível fechado, apresenta uma silhueta semelhante à do E 300 Coupé e tem as mesmas proporções expressivas. As fortes ligações entre os dois modelos ficam aparentes no design elegante, com ênfase em superfícies com linhas limpas e formas acentuadas.

A aparência do E 300 Cabriolet transparece elegância e uma sensação de liberdade, especialmente quando o teto de tecido é abaixado. A dianteira com a grade diamante, a estrela localizada ao centro, faróis de LED, capô saliente com protuberâncias e janelas laterais totalmente retráteis ressaltam o dinamismo do Cabriolet. O teto de tecido altamente tensionado com janela flui no sentido da traseira.

O E 300 Cabriolet usa capota de tecido ao invés de teto rígido retrátil, o que pode afugentar alguns prováveis compradores do modelo (Divulgação)

A capota de tecido acústico, totalmente automática, tem estrutura multicamadas com isolamento que reduz os ruídos do vento e do movimento, facilitando aos ocupantes ouvirem a conversa um dos outros, mesmo em alta velocidade. A estrutura do teto de tecido também tem um efeito positivo quanto ao conforto climático. Derivada do Classe S Cabriolet, a capota atende aos altos padrões de durabilidade e funcionalidade.

Ela pode ser totalmente aberta e fechada em 20 segundos, com o automóvel andando a uma velocidade de até 50 km/h. Após a abertura, ela se dobra silenciosa e cuidadosamente e é guardada dentro de um compartimento no porta-malas. Uma cobertura retrátil separa a capota do espaço restante do porta-malas.

O Mercedes-Benz E 300 Cabriolet é um carro para pouquíssimas garagens, devido ao seu altíssimo valor no mercado brasileiro (Divulgação)

Detalhes em azul iate, em combinação com bege “macchiato”, dão ao conversível o visual exclusivo e descolado de um barco de luxo. Os itens opcionais de acabamento incluem couro refletor de calor em quatro cores e nove diferentes opções de pintura, incluindo duas em tonalidades claras com madeira de poros abertos em alto brilho.

O condutor tem múltiplas opções para operar o painel de instrumentos, sistema multimídia e outras funções: controle por voz, controles de toque no volante para atuação com arrasto dos dedos e, no console central, superfície de toque que reconhece escrita manuscrita. Também existem teclas de acesso direto que podem acionar, por exemplo, o ar-condicionado ou ativar e desativar alguns dos sistemas de assistência ao motorista.

O E 300 Cabriolet é equipado com motor turbo de quatro cilindros 2.0 litros de 245 cv, com troque máximo de 370 Nm disponível de 1.300 a 4.000 rpm. É equipado de série com a transmissão automática de nove velocidades, que permite trocas rápidas e menores rotações do motor. Isto resulta em benefício da eficiência e diminuição do nível de ruído.

O sistema de proteção contra capotagem foi desenvolvido especificamente para o E 300 Cabriolet, que consiste em duas cápsulas alojadas atrás dos bancos traseiros de forma não visível. Se uma capotagem for iminente, essas cápsulas são deflagradas e se estendem para criar um espaço de sobrevivência juntamente com as colunas A do carro.

O Cabriolet oferece todos os itens já familiares da Classe E. O sistema Active Brake Assist, de série, pode alertar o motorista em caso de colisão iminente, dar apoio através de frenagem de emergência e, se necessário, aplicar os freios automaticamente. Além de veículos lentos, parando ou estacionados, o sistema também pode detectar pedestres atravessando a zona de risco à frente do automóvel.

O modelo também inclui o Driving Assistance, que possui sistemas que permitem que o E 300 Cabriolet não só se mantenha à uma distância considerada correta dos veículos à frente, mas também de segui-los automaticamente a uma velocidade de até 130km/h.