ARTIGO

Missão, visão e valores

Felipe Martins

O planejamento estratégico é elaborado em cima de vários itens fundamentais, mas aqui falaremos sobre três que auxiliam na identificação da organização: missão, visão e valores. Mais do que servir como guia para ajudar a empresa a ir em direção ao sucesso, eles servem para nortear os funcionários (tanto na hora de tomar decisões no dia a dia quanto para saber como devem agir) e criar laços com os clientes (afinal, você atrai quem se identifica com você). Vamos falar mais sobre esses três pontos aqui neste artigo:

1. Missão: é aquele mantra que deve ser repetido por todos os funcionários, em todos os níveis hierárquicos, durante todo o período de trabalho, para relembrar constantemente o motivo da empresa existir, por isso deve ser uma ideia concisa e objetiva. Ela deve responder algumas perguntas como: por que a empresa existe? Qual é o foco de atuação? Como o seu produto/serviço vai melhorar a vida do consumidor?

2. Visão: é sobre o que você almeja para o futuro da sua empresa. Esse item é muito importante, porque ele que guiará toda a elaboração do planejamento estratégico. Sua equipe traçará as ações, objetivos secundários e estratégias de acordo com essa visão, afinal, eles deverão concretizar o que foi planejado.

Esse objetivo precisa ser real, realista, ter coerência, ser claro para toda a organização, ser de fácil assimilação para o público interno (colaboradores) e externo (clientes, fornecedores e sociedade) e, principalmente, ser ético e inspirador, assim, é possível engajar tanto as pessoas que trabalham na empresa quanto os clientes e fornecedores em prol da conclusão dessa visão.

3. Valores: são os princípios éticos e morais (a filosofia, as atitudes e as crenças) da empresa, ou seja, como a organização se comporta enquanto a missão e a visão estão em prática. Eles que passarão para o mercado a forma como a sua empresa pretende ser reconhecida.

Então, aqui vai meu conselho: se a sua empresa não possui esses três itens citados muito bem definidos, talvez seja hora de repensar sua estratégia!

Felipe Martins é CEO e fundador da Dotstore e Boigy, empresas especializadas em e-commerce e marketing estratégico.