ARTIGO

Mogi, 459 anos de conquistas e desafios

Claudio Costa

Mogi das Cruzes chega aos seus 459 anos com uma história rica em conquistas e aos mesmo tempo com desafios importantes para o futuro.

Parabéns ! Sim, parabéns a todos, mas principalmente aos governantes e empresários que souberam, cada um a seu tempo, superar os tempos difíceis de um país continental com múltiplas culturas e ideologias, cheio de desigualdades sociais, riquíssimo em sua natureza, mais instável na sua economia, gerando assim incertezas constante quanto ao seu futuro e sendo eternamente um país potencialmente desenvolvido.

Mogi chega nesta nova fase onde o domínio da tecnologia é fator determinante para o sucesso ou fracasso com inúmeros desafios. Se por um lado, a cidade é um exemplo a ser seguido em questões socias, tais como, saúde, segurança e educação, por outro lado, surge o desafio de como gerar mais receita para o município suportar ou manter todos estes serviços com a costumeira qualidade. O caminho é atrair e trazer novas empresas e, com isso, alavancar os setores de serviços e comércio.

Somos sabedores que, em função da tecnologia, as empresas serão cada vez menores porém, é fato que o setor industrial paga os melhores salários, ponto este crucial para elevar a renda per capita de um município.

Vivemos em um regime democrático e fundamental se faz um engajamento das diversas lideranças políticas e empresariais da nossa cidade, independente de ideologias partidárias, contribuírem para que Mogi das Cruzes consiga estar continuamente preparada e atenta as oportunidades que com certeza irão surgir e que se bem aproveitadas trarão contribuições significativas a toda população mogiana.

Em tempos de tecnologia, o fator tempo é um grande aliado, mas se usado de forma errada ou dispersa trará consequências danosas para nosso futuro.

Claudio Costa é economista e diretor de Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social