CARTAS

“Mogi-Bertioga insegura”

Em relação à matéria intitulada “Mogi-Bertioga continua insegura”, publicada nesta terça-feira (11), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reforça que não mede esforços para garantir mais segurança aos usuários da Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-98). Tanto que há um pacote de obras em andamento com conclusão prevista para o final do próximo mês de outubro. Com investimento de R$ 8,9 milhões do Governo do Estado, está sendo implantado um novo muro de contenção no km 89,05, recuperados os taludes nos kms 87,95 e 89,05, restaurada a ponte sobre o Rio Sertãozinho e feito o reforço no talude dos kms 87,4 e 87,8.

Quanto à mencionada “demora” na contratação do mapeamento de riscos, relacionados às ameaças do maciço da Serra do Mar – que inclui a área onde a SP-98 está inserida- o DER enfatiza que a primeira etapa do mapeamento foi realmente contratada no período afirmado pelo órgão. Ocorre que há uma segunda fase deste estudo também a ser realizado e que segue dentro do cronograma previsto. Os recursos destinados aos estudos são provenientes do Banco Mundial (BIRD). O processo licitatório, portanto, obedece a normas internacionais e se torna bem mais complexo e com prazos diferentes dos certames nacionais.

Todas essas ações realizadas pelo DER visam oferecer mais segurança no tráfego desta importante rodovia de acesso ao litoral Norte, que é constantemente monitorada pelas unidades básicas de atendimento (UBAs) para atender aos usuários no que for necessário.

Assessoria de imprensa

Secretaria Estadual de Logística e Transports