ALERTA

Mogi das Cruzes registra 92 casos de dengue neste ano

SAÚDE Município confirmou 92 ocorrências de dengue neste ano; em 2018 foram 7 ocorrências. (Foto: arquivo)

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes apontam aumento de 1.214% nos casos de dengue registrados no município de janeiro até o momento – com 92 ocorrências -, em comparação com o ano passado, quando a cidade somou sete ocorrências durante os 12 meses. A notificação mais recente foi confirmada no final do último mês. A situação é vista em todo o Estado.

A cidade ainda aguarda a confirmação de outras 499 notificações suspeitas. A maioria dos casos foi registrada entre abril e maio. A combinação entre o período chuvoso e as altas temperaturas registradas em Mogi nos últimos dias contribui para a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e alerta para a necessidade de manutenção das ações de prevenção.

A Secretaria de Saúde defende que as ações de combate ao transmissor da doença ocorrem de forma contínua na cidade. Em nota, a pasta afirma que realiza, por meio do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que incluem visitas, vistorias e orientações à comunidade, bloqueios indicados para locais com casos autóctones e também para os levantamentos da Análise de Densidade Larvária (ADL).

“É importante lembrar que o aumento de casos de dengue não é algo exclusivo de Mogi das Cruzes, mas ocorre em todo o Estado de São Paulo. De janeiro a agosto, por exemplo, considerando todo território paulista, o aumento foi superior a 3.700%, em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou a pasta.

“Além disso, em 2019 foram identificados casos do sorotipo DENV-2, para o qual a população não estava imune”, diz a pasta em nota. Até o ano passado, apenas foram identificados casos do sorotipo 1 e 4. “Apesar deste aumento, há um controle da situação, e os números seguem bem inferiores aos de 2015, por exemplo, quando foram confirmados mais de 800 casos da doença”, afirma a Secretaria.

Sarampo

A Secretaria de Saúde recebeu a confirmação de quatro novos casos de sarampo no município na última sexta-feira. A cidade, que está em situação de surto ativo, soma 48 registros da doença e aguarda resultados de exames de outras 171 ocorrências suspeitas.

Deixe seu comentário