COVID-19

Mogi das Cruzes registra primeira morte de paciente diagnosticado com o novo coronavírus

Vigilância Epidemiológica aponta que a maioria entre as vítimas confirmadas está curada ou com alta
PREOCUPAÇÃO Volume de casos confirmados de Covid-19 na região cresceu 23% ontem: de 34 para 42. (Foto: divulgação)

Mogi das Cruzes registrou ontem (31) o primeiro óbito de um paciente diagnosticado com o novo coronavírus (Covid-19). De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, a vítima é um homem de 69 anos que já havia sido diagnosticado com a doença e apresentava outros problemas de saúde – diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca. Ele estava internado desde o último dia 24 no Centro de Referência do Coronavírus do Hospital Municipal, no distrito de Braz Cubas, onde faleceu nesta terça-feira. O número de pessoas infectadas pelo vírus no município continua crescendo de forma acentuada. Os casos confirmados saltaram de 20 para 26. A cidade possui ainda 59 pessoas internadas, que são monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.

No dia anterior, a cidade vizinha Suzano também confirmou a morta de um residente do município atrelada ao coronavírus, sendo a primeira ocorrência do Alto Tietê. Ambos os casos ainda não foram acrescentados nos balanços diários da Secretaria de Estado de Saúde. A região registrou ao menos outros 11 óbitos suspeitos, que aguardam exames.

O número de casos confirmados de Covid-19 nas 10 cidades cresceu 23%. O total saltou de 34 para 42. As notificações da doença foram de 1.152 para 1.263, de acordo com balanço do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Do montante, 470 aguardam resultado de exames, 565 são casos leves que não tiveram amostras colhidas e 186 foram descartados.

Mogi das Cruzes segue liderando o total de casos da doença na região. A cidade saltou nesta terça-feira de 20 para 26 confirmações. Já o número de notificações foi de 251 para 261, sendo que 84 aguardam resultados de análise laboratorial. Pelo lado positivo, grande parte dos infectados na cidade já se recupera bem.

De acordo com o secretário de Saúde de Mogi, o médico Henrique Naufel, a cidade possui 59 pessoas internadas na cidade. Do montante, 29 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Destes pacientes em terapia intensiva, cinco têm menos de 60 anos, inclusive um adolescente de 17 anos”, revelou o titular da pasta em transmissão ao vivo nas redes sociais. “Não é uma doença que atinge apenas idosos”, acrescentou ele.

“Isso é só o começo e estamos nos preparando. O hospital (de campanha) deverá ser entregue em dez dias, vamos trabalhar 24 horas por dia”, garantiu Naufel. “Estamos preparando a cidade, mas por favor, façam a sua parte”, completou o secretário.

“Sabemos que está difícil seguir a quarentena, mas a melhor vacina agora para o coronavírus é ficar em casa”, destacou o prefeito Marcus Melo (PSDB), ao acrescentar que “esse é o momento mais crucial do isolamento”.

Estado

O Estado de São Paulo registra ontem, 136 óbitos relacionadas ao novo coronavírus. Somente nesta terça-feira, 23 novas mortes foram confirmadas – 13 mulheres e 10 homens. Trata-se do maior aumento em números absolutos já registrado, com cerca de uma confirmação por hora, desde ontem.

São Paulo também registra 2.339 casos confirmados, um aumento de 54% com relação à segunda-feira.


Deixe seu comentário