Mogi deve receber unidade do Necrim

Mogi das Cruzes está prestes a receber uma unidade do Núcleo Especial Criminal (Necrim), órgão vinculado à Polícia Civil, destinado à solução de conflitos nas infrações de menor potencial ofensivo, cujas penas chegam, no máximo, a dois anos, como perturbação de sossego, ameaça, lesões leves e acidentes de trânsito. Vai atuar paralelamente aos juizados de pequenas causas do Poder Judiciário. A instalação do primeiro Necrim do Alto Tietê está sendo coordenada pelo delegado seccional de Polícia de Mogi, Marcos Batalha e uma equipe liderada pelo delegado Luiz Roberto Biló já passou 15 dias realizando um curso, na Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo, preparando-se para atuar junto ao novo setor policial mogiano. Os resultados positivos obtidos, até agora, nos municípios onde o Necrim foi implantado levaram Batalha a se interessar por trazer uma dessas unidades para a Região. Segundo informações da Polícia paulista, desde março de 2010, quando o primeiro Necrim foi inaugurado, na Cidade de Lins, no Interior de São Paulo, pelo delegado Orildo Nogueira, os números de conciliações cresceram progressivamente, tendo ultrapassado 86% de resolutividade nos últimos cinco anos. Só entre 2013 e 2014, esse índice subiu para 91% dos casos atendidos. Atuando com agilidade e obtendo, na grande maioria das vezes, a conciliação entre partes divergentes, o setor destaca-se na defesa da cidadania e na preservação da paz social, além de desafogar o Poder Judiciário de questões que podem ocupar tempo dos já assoberbados setores da Justiça. O delegado e professor da Academia de Polícia, Clóves Rodrigues da Costa foi o idealizador do Necrim, testado inicialmente, em meados de 2003, na pequena Ribeirão Corrente, na Região de Ribeirão Preto. Em seguida, ganhou força junto à Região de Bauru, onde o serviço ganhou a denominação de Necrim.

Vermelho 27
O deputado federal Guilherme Mussi (PP-SP), que é da Região, foi o relator da Comissão Especial que discute o marco regulatório dos jogos no Brasil. Seu relatório foi favorável à legalização, autorizando o funcionamento do jogo do bicho, que seria licenciado pelos Estados; liberação das casas de bingo em estádios de futebol com mais de 15 mil lugares e em jóqueis clubes. O relatório deveria ser analisado e votado ontem, em Brasília.

Posse no PMB
Na presença do presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Jaime Fusco, será empossada a primeira direção Executiva da agremiação em Mogi, na próxima segunda-feira, dia 20, na Câmara, a partir das 19 horas. Serão empossados: Axel Luz (presidente), Joana Renzi, presidente do PMB Mulher; Beatriz Jesus, presidente do PMB Jovem e Gabriella Mello, vice-presidente do PMB Jovem.

Para pensar
Como armar uma Guarda Municipal, se alguns integrantes não conseguem sequer resolver a contento um pequeno entrevero com grafiteiros da Cidade?

Novas vagas
A decisão anunciada pela vereadora Odete de Sousa (PR) de não concorrer à reeleição às próximas eleições para a Câmara Municipal soou como música aos ouvidos dos candidatos a vereador, que não terão de disputar com a representante de Taiaçupeba – e que tinha voto em toda a Cidade –, nem com os atuais vereadores Olimpio Tomiyama (PSC) e Roberto Valença (PMB). Os três já anunciaram a desistência de continuar no Legislativo.

Cotidiano

TAXI BIKE Uma novidade entre táxis de Mogi das Cruzes. Um deles oferece um serviço muito especial: transporte de bicicleta junto com seu proprietário. (Foto: Edson Martins)
TAXI BIKE Uma novidade entre táxis de Mogi das Cruzes. Um deles oferece um serviço muito especial: transporte de bicicleta junto com seu proprietário. (Foto: Edson Martins)

Sugeri setembro, que é o mês do aniversário de Mogi, mas será difícil. Porém, até novembro, o prédio estará pronto para entrega.
Marco Bertaiolli PSD), prefeito de Mogi, tentando antecipar a entrega do novo Fórum junto ao secretário de Estado, Márcio Rosa, da Justiça


Deixe seu comentário