FESTIVAL

Mogi em Dança será neste fim de semana

EXPECTATIVA O evento que faz parte do calendário oficial de Mogi das Cruzes apresenta coreografias em várias modalidades.

A 12ª edição do festival Mogi das Cruzes em Dança acontece neste final de semana. O evento, que conta com a apresentação de bailarinos de várias cidades brasileiras, será realizado às 14h no sábado, e no domingo às 12h, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Nova Mogilar. O ingresso para o festival é um agasalho novo ou em bom estado ou um cobertor. As peças serão destinadas às famílias carentes.

O primeiro dia fica por conta das modalidades clássico, repertório, neoclássico, dança do ventre, gospel e dança popular. Já no segundo dia, serão realizadas as modalidades livre, jazz, contemporâneo, sapateado, danças urbanas e dança de salão.

Serão seis jurados para assistir e avaliar as performances dos dançarinos. Os três primeiros lugares de cada modalidade receberão prêmios concedidos pelo festival. Os jurados serão Cecilia Kerche, Aracy de Almeida, Jacy Rhormens, Eleusa Lourenzoni, Lenisa Rocha e, por fim, Alex Siqueira.

Os troféus terão nomes de mestres da dança, demonstrando o reconhecimento que o festival tem por aqueles que de alguma forma se destacaram na área. Para o melhor trabalho de clássico, será entregue o troféu Aracy de Almeida; para o primeiro colocado de jazz, o troféu levará o nome de Roseli Rodrigues. A coreografia que tiver o maior destaque também será premiada.

Haverá, ainda, bolsas para o curso de férias em janeiro de 2020 em companhias renomadas e ainda vaga para participação no Star Dance Festival, na Espanha, no próximo ano.

Projeto

O Mogi das Cruzes em Dança é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A lei é fruto de um amplo trabalho de pesquisa da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que consultou 11 municípios onde a lei já estava implantada, além de promover diversos fóruns e encontros por meio do Programa Diálogo Aberto, com objetivo de construir políticas públicas com a participação da sociedade civil.

Resumo

O festival Mogi das Cruzes em Dança está em sua 12ª edição e já contou com mais de 4 mil dançarinos, com um público de mais de 12 mil pessoas, arrecadando cerca de 15 mil peças de agasalho.

A companhia responsável pelo espetáculo é a Regina Ballet Produções e desde 2015 o festival faz parte do calendário oficial de Mogi das Cruzes. O objetivo do festival é proporcionar o crescimento aos profissionais e amantes de dança, oferecendo palestras, workshops e premiações com bolsas de cursos das companhias mais importantes do Brasil.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.festivalaltotietedanca.com, ou telefonando para o número 4727-3123.