BOXE

Mogi mira Paulista e Torneio das Estrelas

BALANÇO Puglistas e técnicos da equipe Mogi/ Smel que fecharam o Campeonato Paulista no terceiro lugar na classificação geral. (Foto: divulgação)
BALANÇO Puglistas e técnicos da equipe Mogi/ Smel que fecharam o Campeonato Paulista no terceiro lugar na classificação geral. (Foto: divulgação)

Mogi das Cruzes pode receber duas importantes competições de boxe neste semestre. Em agosto, a cidade tem tudo para sediar o Campeonato Paulista das classes adulto e juvenil, sob organização da Federação de Boxe do Estado de São Paulo (Febesp). A outra disputa, programada para novembro, é o Torneio das Estrelas – envolvendo boxeadores da Argentina, Suécia e Estados Unidos – sob o comando da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe). Os eventos poderão ser sediados no ginásio do Parque da Cidade, antigo Clube Siderúrgico, no Alto do Ipiranga. Reuniões iniciais neste sentido foram realizadas na semana passada na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

A possibilidade de se utilizar as dependências dfo Parque da Cidade para as competições foi debatida durante visita a Mogi da presidente da Febesp, Maria Aparecida de Oliveira, ao lado do secretário de Esportes, Nilo Guimarães, na última quarta-feira.

A dirigente afirmou que o encontro foi muito positivo, mas não cravou que a Febesp fechará uma parceria com o município para sediar o Paulista no antigo Siderúrgico. “A estrutura do local é boa. A reunião em prol da modalidade boxe olímpico foi produtiva. Parabéns pelo desenvolvimento dos esportes no município. É exemplar”, ressaltou Maria Aparecida, mais conhecida como Cidinha.

Responsável pelo Centro de Treinamentos de Lutas de Mogi das Cruzes (CTL/Mogi), o técnico Jucelino Alves, o Juça, participou do encontro e demonstrou otimismo para a cidade receber o Paulista. “A Cidinha gostou, adorou e elogiou a estrutura. O parque recebe uma seis mil pessoas aos finais de semana. Será excelente para o crescimento do boxe”, disse Juça.

Já a realização de um evento internacional em Mogi depende da direção da CBBoxe. Juça disse que já conversou com o presidente da entidade. “Nós já realizamos um torneio de boxe com lutadores de fora em 2010 aqui em Mogi, no Ginásio Municipal. Agora vamos apresentar o Parque da Cidade e poderemos ter um novo torneio em Mogi”, afirmou Juça.

A realização dos torneio seria em meio a eventos oficiais já programados. O Paulista de boxe seria em agosto, quase um mês após os Jogos Regionais de Ilhabela e São Sebastião – a 63ª edição será entre os dias 2 e 13 de julho.

O Torneio das Estrelas ficaria para novembro, após as disputas dos Jogos Abertos do Interior, que este ano estão programados para o município de Marília, entre os dias 14 e 26 de outubro.

Danilo volta aos ringues e vence 8° luta profissional 

Após o revés na disputa do título mundial, a pugilista mogiana Danila Ramos voltou a lutar no último final de semana, quando superou Dolores Silva, da província de Rosario Santa Fé, por pontos em combate realizado no ginásio JCL, em, Merlo, em Buenos Aires, na Argentina. A vitória, por 3 a 0, foi na decisão dos árbitros. A brasileira competiu na categoria super galo e obteve a oitava vitória como lutadora profissional em nove lutas.

Danila encontrou algumas dificuldades diante da argentina, que aplicava golpes com a mão esquerda. “Ela é canhota e me complicou um pouco. Ela aplicava, jogavba muitos golpes, mas era meio desordenada. Fiz um plano de luta que deu certo. Entrava na guarda dela, pegava e saia. A preparação foi bem pesada e deu certo”, explicou Danila, que venceu por 60/54, 60/54 e 59/54,5.

O combate da semana passada foi o primeiro de Danila após a derrota na disputa do título mundial, em março. A mogiana fez de tudo, mas não conseguiu superar a francesa Elhem Mekhaled, na disputa do cinturão do Conselho Mundial de Boxe (CMB), em combate realizado em Barcelona, na Espanha. Em dez rounds, os juízes deram a vitória para a europeia, por 3 a 0 – contagem de 97/94 e um duplo 97/93.

Paulista

A equipe de boxe de Mogi obteve o terceiro lugar na classificação geral do Campeonato Paulista juvenil e elite feminino e cadete masculino, realizado no mês passado, em Pirituba, na Capital. O time de Santos garantiu a primeira colocação seguido por São José dos Campos. O evento foi organizado pela Febesp.