SAÚDE

Mogi participa neste sábado do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação

Acontece neste sábado (15), das 8 às 15 horas, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todas unidades do Programa Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde do Alto do Ipiranga, Jardim Universo, Jundiapeba, Jardim Camila, Ponte Grande e Vila Suíssa e também na edição do Bairro Feliz que acontece na Escola Municipal Professora Florisa Faustino Pinto, no Jardim Santos Dumont.

Devem ir aos postos ou serem levadas pelos responsáveis, crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade com esquema vacinal atrasado ou incompleto – quem já tomou duas doses não precisa se vacinar de novo. A campanha seletiva teve início no último dia 10 e seguirá até 13 de março.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação para que um profissional verifique a necessidade de aplicação. Também é preciso levar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento (no caso de crianças) e o cartão SIS, se tiver.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege ainda contra varicela. Os bebês com seis meses devem receber a chamada ‘dose zero’, que não é contabilizada no calendário.

Em 2019 foram confirmados 160 casos de sarampo em Mogi e neste ano, até o momento, há três ocorrências.


Deixe seu comentário