Mogi poderá ter mais uma unidade da Polícia Ambiental

A Câmara de Mogi irá encaminhar ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e ao secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, um pedido para seja instalado em Mogi das Cruzes o 2º Pelotão Militar Ambiental, destinado a combater crimes ligados à área do meio ambiente, como maus tratos à fauna e flora. A iniciativa de tal proposta foi da vereadora Karina Pirillo (PSD), baseada no artigo 255 da Constituição Federal, que dá ao Poder Público e à comunidade em geral “a atribuição de proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica , provoquem a extinção de espécies ou submetam animais à crueldade”. Karina faz referências ainda às constantes denúncias e ocorrências relativas ao meio ambiente abrangendo os dez municípios da Região do Alto Tietê, o que já justificativa, segundo a vereadora, o apelo feito às autoridades responsáveis pelo setor em nível estadual. “A falta de um Pelotão de Polícia Ambiental dificulta o combate a ocorrências de crimes ambientais, uma vez que somente o atualmente existente localizado em Mogi das Cruzes atende a todos os municípios da Região do Alto Tietê, havendo um acúmulo natural de trabalho”. Só para lembrar, o Pelotão situado em Mogi tem sob sua área de atuação uma diversidade muito grande de elementos ligados ao meio ambiente e que necessitam ser fiscalizados. Aqui existem inúmeras barragens, onde se pratica a pesca predatória; inúmeras áreas de serra, como a do Mar e Itapeti, aonde ainda ocorrem cortes ilegais de palmitos, retiradas ilegais de mudas de árvores, além de devastação natural, seja por meio da serra elétrica, machado ou fogo. Tudo isso e mais a caça predatória de animais selvagens, assim como as invasões de áreas de proteção ambiental. Ou seja, trabalho excessivo para uma equipe mal aparelhada e com pouco efetivo. O 2º Pelotão poderia auxiliar no trabalho, mas junto com ele, seria importante que o Estado aparelhasse convenientemente as equipes policiais hoje existentes para cuidar do meio ambiente.

Centro Dia
Será nesta sexta-feira, dia 29, às 11 horas, a inauguração do Centro Dia do Idoso “Maria dos Anjos Cury”, imóvel destinado a receber, durante o dia, pessoas idosas para atividades recreativas, sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar. O objetivo será fortalecer os vínculos, a autonomia e a inclusão social dos idosos. O Centro Dia se localiza na Avenida Antonio de Almeida, no Rodeio.

Convocação geral
Após permanecer por um ano afastado da Festa do Divino por motivo de saúde, Airton Nogueira está de volta para comandar um dos setores mais tradicionais e importantes do evento: a Barraca do Afogado. Por meio da coluna, ele está convocando a todos que participam do trabalho para que estejam a postos a partir do próximo dia 5 de maio. O pessoal da cozinha, a partir das 9 horas, e a turma que serve o tradicional prato na quermesse, a partir das 18 horas.

Violência
Para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha e conscientizar a comunidade sobre o combate à violência contra a mulher, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) está preparando para agosto o 1º Seminário de Políticas Públicas para Mulheres do Alto Tietê, que acontecerá em Mogi. Três palestrantes farão apresentações e participarão de debates com segmentos da comunidade regional.

Salários
O virtual candidato a vereador Mário Berti Filho (PROS) encaminhou mensagem à Prefeitura de Mogi dizendo-se surpreso com as diferenças salariais entre funcionários de cargos iguais, na lista nominal de cargos e subsídios, recentemente divulgada na internet. Ele cita o caso de uma médica que, com uma carga de 20 horas semanais, com vários benefícios, como horas extras, abonos, entre outros complementos, recebeu um salário de R$ 46.245,85, valor superior ao que recebe a presidente da República. Ele quer saber qual o critério adotado e como são decididos tais salários.

COTIDIANO

 Cavaleiros vindos de Mauá passam por rua do Bairro da Ponte Grande, em Mogi, a caminho de Aparecida, no Vale do Paraíba / Foto: Lucas Meloni - Divulgação
Cavaleiros vindos de Mauá passam por rua do Bairro da Ponte Grande, em Mogi, a caminho de Aparecida, no Vale do Paraíba / Foto: Lucas Meloni – Divulgação

FRASE

Discutir a vida do Município é muito saudável.

Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi, defendendo a participação em debates para conhecer melhor os planos para a Cidade dos futuros candidatos a prefeito e vereador


Deixe seu comentário