INFORMAÇÃO

Mogi vai sediar Encontro de Grêmios Estudantis da Região

EM FAMÍLIA O triatleta Vinícius com os pais, Odete e Taubaté, logo após a classificação para o Hawaí, domingo passado, na competição de Ilha Bela. (Foto: divulgação)
EM FAMÍLIA O triatleta Vinícius com os pais, Odete e Taubaté, logo após
a classificação para o Hawaí, domingo passado, na competição de Ilha Bela. (Foto: divulgação)

Evento mostra a retomada de espaço pelas entidades que representam os estuantes

Representantes de 65 grêmios estudantis de escolas da rede oficial de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis irão se reunir amanhã, a partir das 10 horas, na sede do Cemforpe, no Mogilar, para debater assuntos relativos às ações das entidades junto à rede oficial de Ensino das três cidades do Alto Tietê. O prefeito Marcus Melo (PSDB) irá participar da reunião e está sendo esperada também a vinda do secretário de Estado, Rossieli Soares da Silva, da Educação, embora a confirmação não tivesse ocorrido até ontem, pela manhã. A presença de estudantes ligados a 59 entidades de Mogi, três de Biritiba e outras três de Salesópolis vem confirmar a retomada progressiva do protagonismo dos grêmios estudantis no meio estudantil da região. Pouco a pouco, o fortalecimento dessas instituições como representantes das aspirações dos jovens fez com que elas conquistassem um maior espaço dentro e fora das escolas. A ponto de chamar a atenção dos dirigentes do setor educacional e das autoridades municipais e estaduais, que fizeram questão de estar presentes ao encontro para ouvir o que os jovens estão pensando e avaliar o seu potencial de articulação política. Mais do que isso, os políticos querem ouvir o que os estudantes têm a lhes dizer, o que reivindicam e, de imediato, procurar abrir canais de comunicação para a comunicação mais direta com eles. Por outro lado, os jovens deverão aproveitar o encontro para afinar diretrizes e cobranças ligadas às condições de transportes e mobilidade em geral, lazer, além de questões específicas relativas às escolas onde estudam. A reunião promete bons resultados, desde que os estudantes saibam utilizar o protagonismo alcançado até agora para fazerem valer suas reivindicações junto aos políticos e tirarem dela o melhor proveito possível.

Aposentadoria

O deputado federal mogiano, Marco Bertaiolli (PSD) abriu da aposentadoria especial pela Câmara Federal. Em ofício encaminhado ao diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio, ele requereu sua exclusão do Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC), instituído pela Lei nº 9.506, de 1997. O deputado declarou “estar ciente que, de acordo com a artigo 13 da mesma Lei, a partir da data da exclusão, caso não comprove vínculo com outro regime de previdência oficial, será filiado, obrigatoriamente, ao regime geral da Previdência Social”.

Em Sampa

O prefeito Marcus Melo visita hoje, em São Paulo, a sede do DAEE para tratar do desassoreamento do Rio Jundiaí e outros assuntos; a Defesa Civil do Estado, onde irá reafirmar a parceria mantida com a Prefeitura de Mogi; e, por fim, irá à sede da Cetesb para cuidar, dentre outras questões, do Projeto EcoTietê, o mais ambicioso de seu governo, que terá de ser avaliado previamente pelo órgão.

Triatleta

O empresário da construção civil e triatleta mogiano, Vinícius Peretti Guimarães, 48 anos, filho do vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães (MDB), classificou-se para representar o Brasil, no próximo dia 28 de outubro, no Xterra Championship in Kapalla, no Hawaí. A classificação foi obtida por ele, no último domingo, em Ilha Bela, no Litoral Norte. O mogiano disputou a categoria de 45 a 49 anos, onde competiram 280 atletas de diferentes cidades brasileiras.

Memórias

O presidente da Câmara, vereador Sadao Sakai (PR) viveu momentos de intensa emoção, durante a recente visita ao Japão. Nas comemorações dos 40 anos do tratado que oficializou Mogi e Seki como cidades-irmãs, os japoneses lhe apresentaram o documento que continha as assinaturas do prefeito em exercício à época, Álvaro de Campos Carneiro, e do presidente da Câmara Municipal e pai (já falecido) do vereador, Tadao Sakai.

Frase

Conselho: se a sua empresa começou a fazer água, bote um limãozinho, engarrafe e venda na praia.

Agamenon Mendes Pedreira, personagem criado pela Turma do Casseta & Planeta