SELEÇÃO

Mogiana disputa Mundial de Ginástica Artística

TALENTO Isabel Barbosa durante treino da Seleção no Clube Pinheiros. (Foto: divulgação - Ricardo Bufolin - PanamericaPress - CBG)
TALENTO Isabel Barbosa durante treino da Seleção no Clube Pinheiros. (Foto: divulgação – Ricardo Bufolin – PanamericaPress – CBG)

O Brasil chega confiante para a disputa do Mundial de Ginástica Artística, que começa hoje no Hanns Martin Schleyer Halle, em Stuttgart, na Alemanha. As equipes masculina e feminina vão em busca da vaga olímpica para os Jogos de Tóquio, em 2020. É a única chance de a seleção garantir sua presença na Olimpíada do Japão e por isso precisa ficar entre as 12 mais bem colocadas. Na Seleção Brasileira feminina está a mogiana Isabel Barbosa, que treina na equipe do Pinheiros. Ela chegou à Europa na última segunda-feira e dá mais um passo para ganhar experiência e integrar o time principal do Brasil.

Na equipe feminina estão Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira ,Thais Fidelis, Leticia Costa e Isabel Barbosa. Arthur Nory está no time masculino junto com o campeão olímpico Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barreto, Lucas Bittencourt, Leonardo Mateus de Souza e Tomás Rodrigues Florêncio, estes dois últimos reservas.

“É o Mundial mais importante que a gente tem, pois está em jogo a classificação olímpica. É a única chance para classificar a equipe completa. E temos totais condições. Se ver as nossas notas, o nosso desempenho mundialmente falando, a gente sabe que, se fizer nosso trabalho bem-feito, a vaga virá”, explicou o ginasta Arthur Nory.

Com apenas 16 anos, Isabel vem desde 2015 ocupando as primeiras colocações nas provas nacionais, como os campeonatos Brasileiro e Paulista, nas disputas individuais de trave, barras paralelas assimétricas ou no solo, a sua especialidade. Além de títulos internacionais, como o Sul-Americano, na Argentina, ou nos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade, na cidade de Trabzon, na Turquia – campeã por equipes.

Os primeiros saltos e pulos da ginasta foram dados na Academia Corpo & Cia.. Isabel despontava na modalidade e passou no teste para entrar na equipe do Centro de Ginástica Artística Adolfo Martini, na Vila Industrial, sob o comando da Prefeitura de Mogi. Em pouco mais de seis meses ela passou em outro teste, mas no Clube Pinheiros, onde defende a equipe do tradicional clube brasileiro há seis anos. (G.L.)

Deixe seu comentário