ARTES MARCIAIS

Mogianos buscam o Pan no México

JÁ TÁ LÁ Campeão brasileiro sub-15, o leve Pedro Paes tem vaga garantida no Pan. (Foto: divulgação)

Mogi das Cruzes terá seis judocas nas disputas do Campeonato Brasileiro sub-13, de hoje a domingo, no ginásio do Tarumã, em Curitiba (PR). Eles garantiram o direito de participar da maior competição nacional da classe porque conquistaram títulos do Campeonato Paulista, em suas respectivas classes, realizado no ginásio municipal Milton Olaio Filho, no município de São Carlos (SP), em junho. Sol Rodrigues (ligeiro), Isabeli Barreto (leve) Julia Barreto (meio médio) e Fernando Mitsuda (leve) se garantiram pela Associação Namie de Judô, enquanto Talita Chiao (meio leve) defende a academia Chiao, e Aline Dias (pesado) a poaense Morada do Sol. O chefe da delegação e técnico de São Paulo é o sensei Paulino Namie.

A competição nacional, com 362 judocas inscritos, é a última do circuito nacional antes do Campeonato Pan-Americano da classe, que será disputado em novembro, no México. O campeão e o vice das categorias no Brasileiro garantem vaga na competição.

Os atletas esperam repetir o feito do mogiano peso leve Pedro Paes, que defende a academia Namie. Ele garantiu o título nacional da categoria sub-15, no início deste mês, na Arena da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ).

Além disso, Pedro obteve a classificação ao Campeonato Pan-Americano de Judô Sub-15, ao lado da mogiana Jullia Quintino, integrante do Judô Clube de Mogi das Cruzes (JCMC), que obteve a medalha de prata na categoria meio médio. Campeões e vice-campeões de cada peso garantiram vaga no continental, que acontecerá em novembro, no México.

Pedro disputou três combates para subir ao lugar mais alto do pódio, em chave com 21 judocas. Na decisão ele derrotou o amazonense Geovani Ferreira, por ippon. O mogiano iniciou sua participação na segunda rodada e por ippon superou o catarinense Victor Paiva. Na semifinal a vitória foi sobre o gaúcho Christian Rosa, por wazari.

Jullia Quintino perdeu na decisão da paraibana Maria Oliveira, por wazari. Em chave com 23 judocas, a mogiana estreou na segunda rodada quando passou pela paraense Daniele Silva, por ippon.

Nas quartas de final, Jullia derrotou a sul matogrossense Letícia Sarubbi com wazari. Na semifinal, ela superou com o mesmo golpe a pernambucana Vivian Ramos e swe garantiu na decisão. Também atleta da associaçao Namie, a médio Adrielly de Faria perdeu na estreia da paranaense Nathalia Parodi e foi eliminada.