EXPECTATIVA

Mogilar deverá receber melhorias

Associação dos Amigos do bairro apresentou problemas à prefeitura, que prometeu realizar obras para solucioná-los. (Foto: Eisner Soares)
Associação dos Amigos do bairro apresentou problemas à prefeitura, que prometeu realizar obras para solucioná-los. (Foto: Eisner Soares)

Ao final de três horas de reunião com o secretário municipal Dirceu Lorena de Meira, de Serviços Urbanos, a Associação dos Amigos do Bairro do Mogilar conseguiu definir uma programação para resolver, em definitivo, problemas que vinham ameaçando as condições de drenagem de águas pluviais e esgotos daquela localidade. Também foi decidido um calendário de obras para a solução de outras questões ligadas ao Mogilar e levadas ao secretário pelo presidente da entidade, José Arraes.

Segundo o que ficou acordado com o secretário Dirceu Lorena, a Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes terá sua pavimentação revista e será feita a limpeza da galeria de águas pluviais ali existente, com a implantação de pontos de visita, fundamentais para futuras desobstruções, que atualmente não existem.

Já as valetas deixadas abertas após as obras de interligação de redes de esgotos na Avenida José Maria de Albuquerque seriam consertadas no dia de ontem, podendo os serviços se estenderem até hoje.

Até a próxima semana, também deverão ser iniciados os trabalhos de desobstrução da galeria localizada no trecho da Rua Dr. Deodato Wertheimer, nas proximidades da Padaria Natural, junto à desembocadura ao lado da Ilha Marabá. Até o final do ano, também deverão ser limpas as galerias de águas pluviais situadas na Rua Delphino Alves Gregório com a Mariano de Souza Mello.

Também ficou acertado que o presidente José Arraes irá promover um encontro do secretário Dirceu Lorena com o proprietário do Veran Supermercados para discutir a possível adoção da Passarela Vereador Bento Antonio de Oliveira (a conhecida Passarela da Rua Padre João) por aquele vizinho estabelecimento comercial. Até que isso aconteça, o secretário se comprometeu, já a partir da próxima semana, a promover uma recuperação geral, manutenção e pintura do local, além da limpeza dos entulhos que existem em grande quantidade sob a passarela.

No próximo dia 11, os engenheiros da Prefeitura estarão presentes na passarela, ao lado do representante do Mogilar, para encontrar uma solução que elimine os contornos do local, evitando a sua ocupação por marginais e pelo lixo que ali é atirado por pedestres.

Por telefone, Dirceu Lorena entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente que se comprometeu, a partir da próxima semana, a recuperar a calçada e plantar outra árvore junto à Escola Municipal Prefeito Carlos Alberto Lopes. Dali, foi retirada uma árvore cujas raízes elevaram o concreto da calçada, o que provocou um acidente com ferimentos em uma senhora da vizinhança.

Arraes aproveitou para pedir que fosse feita uma revisão em todas as demais árvores do Mogilar, junto com um encarregado da Secretaria do Meio Ambiente.

As três praças do Bairro do Mogilar também deverão ser revitalizadas. No espaço existente junto à Avenida Francisco Rodrigues Filho, ao lado da loja Mizuta, deverá ser instalada uma Academia da Terceira Idade, com equipamentos para ginástica de idosos, novos bancos e jardinagem. Três comerciantes da região estão dispostos a adotar aquela praça. A Associação dos Amigos do Mogilar ficará encarregada de intermediar o encontro entre o secretário e virtuais adotantes.

“O encontro foi muito produtivo”, garantiu Arraes, que deverá acompanhar de perto o cumprimento do que ficou acordado na reunião de ontem, na Prefeitura.