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Motorização turbodiesel é vantagem do Jeep Compass na versão Limited

Versão intermediária Limited, do Jeep Compass, é a que oferece melhor custo/benefício entre as com motor diesel (Foto Jorge Rodrigues Jorge/AutoPress)

Uma das principais vantagens do Jeep Compass entre os crossovers médios é o fato de aliar o visual elegante e tecnologias modernas ao motor diesel. E a variante intermediária Limited, com preço inicial de R$ 168.990, é a que oferece o melhor custo/benefício nesse sentido, já que equilibra uma boa lista de itens de série ao espírito aventureiro que a Jeep carrega, com sua tração integral. O desenho é bem-equilibrado e capaz de atrair quem procura um modelo familiar que passe menos pelo posto de gasolina, graças ao motor turbodiesel, e quem quer alguma dose de aventura no fora de estrada.
No visual, aparece a característica grade de sete fendas e o típico paralamas de contornos trapezoidais. Por outro lado, o apelo esportivo é aguçado pela linha de teto descendente na traseira. O conjunto ótico também deixa de lado a imagem robusta que a Jeep carrega e traz um desenho mais elegante, com assinaturas de LED na frente e atrás. Visto de perfil, há um friso bem destacado que sai da base da coluna dianteira, acompanha toda a linha superior dos vidros laterais e contorna o vidro traseiro pela lateral e por baixo.

O Compass Limited diesel custa iniciais R$ 169 mil e seu motor turbo diesel gera 170 cv de potência com torque máximo de 35,7 kgfm (Foto Jorge Rodrigues Jorge/AutoPress)

De série, a versão Limited 4X4 traz chave presencial e tela configurável no quadro de instrumentos. Há central multimídia com navegação GPS, bluetooth e tela sensível ao toque com 8,4 polegadas, que transmite imagens da câmara de ré e traz funções acionadas por comando de voz. Na segurança, aparecem controle eletrônico de estabilidade, sistemas anticapotamento e de monitoramento de pressão de pneus, controle de velocidade de cruzeiro, assistente de partida em rampa, freios a disco nas quatro rodas, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix e direção de torque dinâmico, que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.
Em pacotes opcionais, é possível ampliar o número de airbags de dois para sete – incluindo os de cortina, laterais e de joelhos para motorista aos frontais obrigatórios por lei -, sensores crepuscular e de chuva, monitoramento de faixa de rolagem, estacionamento automático e controle de cruzeiro adaptativo com sistema de frenagem de emergência.

A cabine do Compass Limited tem plásticos de boa qualidade e toque agradável. Sem ser luxuosas, mostra refinamento com robustez (Foto Jorge Rodrigues Jorge/AutoPress)

O motor é o mesmo 2.0 turbodiesel que movimenta as versões mais caras do Jeep Renegade e da Fiat Toro, assim como a transmissão automática de nove marchas – com comandos atrás do volante para trocas manuais – e tração 4X4 Jeep Active Drive Low. O propulsor diesel de 170 cv de potência se mostra sempre bem-disposto para mover o utilitário médio. A transmissão é digna de elogios: suas trocas são quase imperceptíveis e o fato de ter nove velocidades ajuda bastante na economia em longas viagens. Basta pisar com um pouco mais de vontade para o Compass Limited se mostrar enérgico. Ultrapassagens e retomadas são competentes e chegam até a impressionar, mesmo sendo o mesmo motor que equipa as configurações de topo do SUV compacto da Jeep, o Renegade. Isso porque 80% dos 35,7 kgfm de torque, ou seja, cerca de 28 kgfm, aparecem já aos 1.500 giros. Não sobra espaço para vacilos.
A tração é definida pelo sistema Selec-Terrain, com um seletor giratório no console central com opções de neve, areia e lama. A capacidade off-road também é acentuada por questões estruturais: há cinco mil pontos de solda no carro e cerca de 70% do chassi é feito de aço de alta resistência, para aumentar a rigidez, refinar o comportamento dinâmico e melhorar a absorção de impactos. (Márcio Maio/AutoPress)

Ponto a ponto – Jeep Compass Limited 4X4

(Foto; Jorge Rodrigues Jorge/AutoPress)

Desempenho – O motor 2.0 litros diesel que equipa o Jeep Compass Limited 4X4 move com facilidade o SUV médio. São 170 cv de potëncia e robustos 35,7 kgfm de torque máximo, sendo que 80% dele torque já aparecem aos 1.500 giros. Isso garante vigor em toda a faixa útil de rotações do carro, de arrancadas até retomadas e ultrapassagens. O câmbio automático de nove velocidades tem trocas suaves e no tempo certo. Nota 9
Estabilidade – O carro é bem firme e a suspensão, independente nas quatro rodas e de curso longo, equilibra os movimentos da carroceria nos trechos mais esburacados. Além disso, há bons aparatos tecnológicos, como controle eletrônico de estabilidade, sistema anti-capotamento, sistema de monitoramento de pressão de pneus, freios a disco nas quatro rodas e direção de torque dinâmico, que induz o condutor a virar o volante corretamente ao perder aderência. Ou seja, segurança não é problema para o Compass Limited 4X4. Nota 9
Interatividade – O interior é bastante funcional e tudo é bem localizado. O seletor de tração fica abaixo dos comandos de climatização e tem utilização muito simples. Sensores traseiros ajudam a estacionar e a central multimídia acompanha camera de ré e navegador GPS. A transmissão automática traz comandos no volante para trocas manuais e as informações de temperatura do habitáculo também aparecem na tela do sistema de entretenimento, que tem boas 8,4 polegadas. Nota 9
Consumo – O InMetro não faz aferições de motores diesel. Durante a avaliação por mais de 1.500 km, o modelo obteve médias em torno de 11 km/l no ambiente urbano e 14 km/l em rodovia. Nota 8
Conforto – O isolamento acústico impressiona, ainda mais por se tratar de um motor diesel. Nada daquele barulho típico, semelhante ao de vans e caminhões movidos pelo mesmo combustível. Cinco ocupantes viajam bem, mas o ideal é que quatro pessoas estejam ali. A suspensão absorve as pancadas provocadas pelos desníveis do asfalto com eficiência e todos os revestimentos interiores são bem agradáveis. Nota 9
Tecnologia – A Jeep oferece no Compass uma boa lista de tecnologias de série. O câmbio automático de nove velocidades é extremamente moderno e o sistema multimídia é completo e com tela grande. De maneira geral, a versão Limited 4X4 traz bons sistemas voltados para a segurança e o carro é bem novo. Como opcionais, monitoramento de faixa de rolagem, estacionamento automático e controle de cruzeiro adaptativo com sistema de frenagem de emergência, entre outros. Nota 9
Habitabilidade – Uma das vantagens dos SUVs médios é a boa altura. Ela facilita a entrada e saída do carro e garante que os ocupantes se acomodem bem no interior. Os ajustes do banco e da coluna de direção são eficientes na hora de buscar a posição ideal para dirigir. O aproveitamento dos espaços é bem inteligente, com porta-trecos generosos. O porta-malas leva 410 litros, um valor que nem é tão alto. Porém, no dia a dia, parece maior. Nota 9
Acabamento – Há plásticos pelo habitáculo, mas são de toque agradável e qualidade boa. Não chega a ser uma cabine luxuosa, mas também não fica muito atrás dos rivais diretos. De forma geral, o Compass Limited a diesel traz materiais até refinados, como couro, mas mantém um aspecto um pouco mais robusto, que caracterizou a categoria dos utilitários esportivos logo que surgiram. Nota 8
Design – Por fora, o Compass aposta poucas fichas na imagem robusta. A dianteira traz a típica grade dos automóveis Jeep, com as sete fendas marcantes, adornada pelos faróis, que contam com assinaturas de LED de série, assim como na traseira. O capô exibe vincos que passam certa agressividade. A traseira tem lanternas horizontais, que invadem a tampa do porta-malas. É uma boa mistura de elegância e traços de esportividade. Nota 8
Custo/benefício – O Compass Limited 4X4 tem preço inicial de R$ 168.990, mas a unidade testada traz opcionais que elevam essa conta a R$ 185.880 – cinco airbags extras, acendimento automático dos faróis, bancos em couro, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e sistema de som premium Beats de 506 watts, monitoramento de faixa de rolagem, estacionamento semi-autônomo, banco do motorista com ajustes elétricos, abertura da tampa traseira elétrica, farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo com sistema de frenagem de emergência. O Compass é a única opção diesel neste porte e esta versão oferece um pacote tecnológico capaz de impressionar. Assim como o preço. Nota 6
Total – O Jeep Compass Limited 4X4 somou 84 pontos em 100 possíveis.

Ficha técnica

(Foto: Jorge Rodrigues Jorge/AutoPress)

Motor: A diesel, dianteiro, transversal, 1.956 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e turbocompressor. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.
Transmissão: Câmbio automático com nove marchas à frente e uma a ré. Tração nas quatro rodas e possui controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 170 cv a 3.750 rpm com diesel.
Aceleração de zero a 100 km/h: 10 segundos.
Velocidade máxima: 194 km/h.
Torque máximo: 35,7 kgfm a partir de 1.750 rpm.
Diâmetro e curso: 83 mm x 90,4 mm. Taxa de compressão: 16,5:1.
Suspensão: Dianteira McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora. Traseira McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos nas quatro rodas.
Pneus: 225/55 R18.
Carroceria: Crossover em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,42 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais de série e laterais, de cortina e de joelhos para motorista como opcionais.
Peso: 1.717 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 410 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Goiana, em Pernambuco.
Preço base da versão: R$ 168.990.