INFORMAÇÃO

Mudanças à vista na Câmara Municipal

É FOGO! Bombeiro usa jato de água para tentar apagar incêndio em mato localizado no bairro da Porteira Preta, próximo à Mogi Bertioga. (Foto: Edson Martins)

A se confirmarem as especulações sobre o futuro próximo de alguns dos atuais vereadores mogianos será possível prever um bom índice de renovação na Câmara Municipal para a futura legislatura. Além daqueles que não conseguirão ser reeleitos em razão de seu trabalho nos últimos anos, há ainda especulações sobre vereadores que estarão deixando a política, enquanto outros que deverão tentar a sorte em outros cargos. Exemplos não faltam. O veterano José Antonio Cuco Pereira (PSDB), por exemplo, já garantiu à coluna que não pretende voltar a disputar a reeleição no próximo ano. Quer descansar após uma longa carreira como vereador e vice-prefeito de Mogi. Outro veterano que tem falado em desistir é Benedito Faustino Taubaté Guimarães (MDB), mas são poucos os que acreditam em tais rumores. Tudo indica que dificilmente deixará de concorrer às futuras eleições, para abrir mais uma possibilidade de renovação no Legislativo. Outro que também já afirmou textualmente à coluna que não irá disputar a vaga de vereador é o campeão de votos das duas mais recentes eleições na cidade (para vereador e deputado), Caio Cunha (PV), cada dia mais disposto a enfrentar o desafio de concorrer à Prefeitura Municipal de Mogi. Outro que pode deixar a Câmara para disputar a vaga de chefe do Executivo, é Rodrigo Valverde, já indicado pelo PT para concorrer a prefeito. Nos meios políticos locais também sobram especulações acerca da possibilidade de Sadao Sakai (PL) não voltar a concorrer à vaga de vereador. Comenta-se que ele poderia ser o candidato a vice do atual prefeito Marcus Melo (PSDB), numa chapa que seria abençoada pelo todopoderoso Valdemar Costa Neto. Isso ainda pode depender de negociações mais detalhadas, mas a coluna chama atenção para o fato de Sadao ter sido o companheiro permanente de Melo em recentes visitas e acontecimentos políticos da cidade. Há quem aposte que a dobradinha pode estar próxima de acontecer. E caso isso se confirme, o atual vice, Juliano Abe (MDB) continuaria na política, mas como secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, no caso de vitória de chapa de Melo. Só aí estariam abertas quatro vagas para renovação do Legislativo. Especulações sobram para todos os lados, embora poucos se disponham a comentá-las.

Negócio da China

Entre as especulações não confirmadas estaria o afastamento de Claudio Miyake (PSDB) do Legislativo, caso cheguem a bom termo supostas negociações que ele estaria fazendo com setores de governo chinês para desenvolvimento por lá de um ambicioso projeto ligado à área odontológica. Nos bastidores da política se comenta que o mogiano esteve recentemente na China para tratar de tal assunto

Substituições

Os primeiros meses do próximo ano trarão de volta aos quadros da Câmara dois vereadores que se encontram atualmente prestando serviços à Prefeitura como secretários municipais. Com o retorno de Chico Bezerra (PSB), atual secretário municipal da Saúde, sai o suplente Rodrigo Romão (PC do B). Já a volta do secretário de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes (PL), tirará da Câmara Edson Rong. Os dois suplentes serão, é
óbvio, novamente candidatos.

Candidatura

Nos meios políticos locais também é dada como certa a candidatura a vereador do médico e ex-deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PTB), caso não lhe surja a oportunidade de voltar a disputar a Prefeitura, como já aconteceu em recentes eleições. O mandato de vereador daria a ele visibilidade suficiente para, em 2022, voltar a concorrer a uma vaga junto à Assembleia Legislativa, de onde ele ainda não se conformou de ter saído, derrotado nas eleições passadas.

De novo

Lembram-se da empresa União do Litoral, cujo ônibus tombou na MogiBertioga, em 8 junho de 2016, deixando 17 estudantes e um motorista mortos, além de outras quase duas dezenas de feridos? Pois na tarde da última terça-feira, mais um de seus coletivos envolveu-se em um acidente, na altura do Km 145 da Rio-Santos, altura de Toque Toque Grande, costa Sul de São Sebastião, atingindo um caminhão baú que vinha em sentido contrário. O ônibus, usado normalmente para transporte de estudantes para Mogi, naquele momento estava vazio. A polícia investiga o caso.

Frase

O melhor programa econômico do governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem.

Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá (1813-1889), comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro da época do Império

Deixe seu comentário