INICIATIVA

Museu da Energia de Salesópolis inicia projeto para reforçar a coleta seletiva

no mês do meio ambiente, projeto de Reciclagem é destaque em Salesópolis. (Foto: Reprodução - Pixabay)
no mês do meio ambiente, projeto de Reciclagem é destaque em Salesópolis. (Foto: Reprodução – Pixabay)

A coleta seletiva em Salesópolis deverá ser ampliada neste mês com a ajuda de alunos da rede municipal de ensino da cidade. Eles participaram da gincana de coleta de materiais recicláveis, que faz parte da segunda etapa do projeto “Aprendendo a Reciclar”. Os itens arrecadados pelas salas serão contabilizados hoje.

Realizada em parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Salesópolis (Cooperares) e o Museu de Energia de Salesópolis, a iniciativa integra a promoção de palestras, gincanas de arrecadação de materiais recicláveis e trilhas ecológicas junto às escolas públicas de Salesópolis.

Desde o início do projeto, em 2015, já foram arrecadadas, junto à comunidade escolar de Salesópolis, mais de 40 mil garrafas PET. Segundo a Cooperativa, as gincanas nas escolas, em média, dobram o número de embalagens PET coletadas.

A coleta seletiva em Salesópolis chega a cerca de 100 toneladas/mês e, nas edições anteriores, o projeto contribuiu para aumento de 20% nesse número. Janayna de Souza Silva, presidente da Cooperares, pontua que “depois do projeto nas escolas, nas semanas após a conscientização sempre temos um aumento significativo na coleta. As crianças levam isso como tarefa para casa e multiplicam a informação junto aos pais”.

Com o objetivo de estimular os estudantes, a sala que conseguir arrecadar o maior número de itens será premiada com visita ao sítio Casarão do Café, no próximo dia 26.