MÚSICA

Nila Branco se apresenta hoje em Mogi das Cruzes

DE VOLTA Depois de se apresentar no Centro Cultural em 2016, Nila volta à Mogi para cantar com um coral formado por alunos dos ensinos fundamental e médio. (Foto: divulgação)
DE VOLTA Depois de se apresentar no Centro Cultural em 2016, Nila volta à Mogi para cantar com um coral formado por alunos dos ensinos fundamental e médio. (Foto: divulgação)

A cantora e compositora mineira Nila Branco, que se apresentou no Centro Cultural de Mogi das Cruzes em 2016, volta à cidade nesta quinta-feira para participar do Sarau Literário do Colégio Objetivo ao lado do coral formado por alunos dos ensinos fundamental e médio. O evento terá início logo mais às 19 horas e contará com lançamento da 25ª Coletânea de Poesias dos estudantes e noite de autógrafos, teatro e exposição. A programação gratuita é aberta ao público.

O homenageado musical desta edição do sarau é o cantor e compositor Milton Nascimento, cuja obra foi foco de pesquisa dos alunos, a fim de trazer este capítulo da história da música brasileira às novas gerações. Haverá apresentações individuais e do Coral do Colégio Objetivo, formado por 40 vozes e criado há 10 anos, que interpretará os clássicos ‘Ponta de Areia’ e ‘Certas Canções’.

Nesta última música, os estudantes contarão com a participação de Nila Branco e da ex-aluna do colégio e hoje universitária de Canto Popular da Unicamp, Luiza Ramos, sob a regência do professor Danilo Barral.

Segundo Nila Branco, iniciativas como o coral são raras em escolas brasileiras e, mesmo que isoladas, se tornam importantes para valorizar as manifestações culturais. “A arte e o conhecimento engrandecem e ampliam a capacidade de aprendizado dos alunos. É uma experiência no mínimo enriquecedora e marcante na vida de crianças e adolescentes. Pode funcionar como um ‘gatilho’, que ajuda a vencer a timidez, que foi meu caso quando criança, ou que dispara em direção ao despertar de um novo artista, o que é maravilhoso. A oportunidade de estar em um palco é única, pois mostra que quem ali se encontra venceu seus medos e encarou o mundo de frente”, avalia.

Retornando à cidade, Nila revela a expectativa para esta apresentação. “É a melhor possível, porque sinto o entusiasmo de todos que estão envolvidos com o projeto, desde os alunos do coral, a direção e toda a equipe. Para mim, que hoje mais que me divirto com a música, é uma oportunidade de sair da minha zona de conforto e navegar pelos mares de Milton Nascimento, este ícone da nossa MPB”, enfatiza ela, que na semana passada esteve em Mogi para ensaiar com os alunos no colégio.

“Eles foram muito receptivos, mostraram admiração quando me ouviram cantar e no final me cercaram para fotos e abraços. Foi um momento em que me senti um pouco professora, mestra, exibindo como que é a vida de artista”, encerra.

O Sarau Literário será realizado no Colégio Objetivo, localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, 3.530, em César de Souza. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (11) 4723-7800.


Deixe seu comentário