FUTEBOL

Nogueirão recebe grama para o inverno

JUNHO VERDE A exemplo das principais arenas do mundo, o Nogueirão fez a aplicação das sementes de inverno no seu gramado. (Foto: Divulgação - Moraes Piatto Camapanelli)
JUNHO VERDE A exemplo das principais arenas do mundo, o Nogueirão fez a aplicação das sementes de inverno no seu gramado. (Foto: Divulgação – Moraes Piatto)

O Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, acabou de passar por um dos processos mais avançados de manejo do gramado, utilizado nas principais arenas do mundo. Nos últimos dias, foram aplicados no campo, pelos técnicos da Campanelli Gramados Esportivos e Áreas Verdes, responsável pela revitalização do local, mais de 450 quilos de sementes de grama de inverno. O objetivo é garantir o bom desempenho do campo durante as baixas temperaturas da próxima estação.

De acordo com o gerente comercial e engenheiro agrônomo da Campanelli, Eliéser Lima, a equipe aproveitou a queda de temperatura dos últimos dias e a pequena pausa no calendário de jogos estaduais, para realizar os procedimentos necessários de preparação do gramado, bem como a aplicação das sementes Lolium Perenne, mais conhecidas como Ryegrass Perenne, importadas dos Estados Unidos e especialmente desenvolvidas para suportar o clima brasileiro.

“Nos últimos dias, cumprimos várias etapas de manejo no Nogueirão, como o corte raso, corte vertical, limpeza da grama, aeração, para que as sementes de inverno encontrem um ambiente favorável para a sua germinação. Em seguida, fizemos o chamado ‘overseeding’, que é a aplicação dessas sementes sobre o gramado existente, além de top dressing, calagem e adubação. Em uma semana, já conseguimos perceber o resultado. A partir de agora, com o corte helicoidal, a aplicação de insumos e a irrigação, o gramado estará pronto para os jogos, com desempenho superior”, explicou o engenheiro.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Martins Guimarães, essas ações são fundamentais: “Manter o desempenho do gramado do Nogueirão o ano inteiro é de extrema importância para garantir um bom espetáculo aos torcedores, a bola rolando e, especialmente, para garantir a boa condição física dos jogadores. Hoje nosso estádio é considerado um dos melhores de São Paulo. Por isso, acompanhar a manutenção do gramado e compreender a necessidade de todas essas etapas é fundamental”, destacou.

De acordo com o engenheiro da Campanelli, durante o inverno, as variedades de grama de clima quente diminuem drasticamente o seu ritmo de crescimento, o que dificulta sua recuperação diante dos desgastes provocados pelo uso.

Com o overseeding, as sementes de inverno preenchem os espaços deixados pela grama de clima quente. E, por meio do seu rápido crescimento, proporcionam um gramado denso, compacto e de excelente coloração, mesmo durante as baixas temperaturas. Segundo ele, para um bom resultado, além das sementes certas, é preciso seguir uma série de etapas, entre elas, corte e irrigação adequados e no tempo correto.

As sementes de inverno Lolium Perenne são desenvolvidas pela americana PureSeed e comercializadas no Brasil, com exclusividade, pela Campanelli. Contam com alta tolerância a pragas e doenças, tolerância à seca, excelente resistência ao pisoteio, germinação rápida, genética reforçada para resistir a insetos, textura fina e de cor verde escuro. Também são reconhecidas e aprovadas internacionalmente por importantes clubes de golf, polo, rugby e futebol.

No Brasil, as sementes importadas pela Campanelli já foram utilizadas por vários clubes brasileiros, como Corinthians, São Paulo, Atlético Paranaense, Internacional, Chapecoense, Criciúma, Coritiba Foot Ball Club, Grêmio, Arena Fonte Nova, Arena Pernambuco e Belém Novo Golf Clube, entre outros.