PLAY

Nostalgia e conteúdo nerd em canal mogiano

CULTURA POP Publicitário e cineasta, mogiano Nando Rodrigues transformou o próprio quarto em cenários para os vídeos de curiosidades, lembranças e teorias sobre desenhos, séries e filmes. (Foto: divulgação)
CULTURA POP Publicitário e cineasta, mogiano Nando Rodrigues transformou o próprio quarto em cenários para os vídeos de curiosidades, lembranças e teorias sobre desenhos, séries e filmes. (Foto: divulgação)

‘Cavaleiros do Zodíaco’, ‘Dragon Ball’ e muitos outros desenhos e produtos da cultura pop dos anos 90. Super-heróis, filmes e séries geek. Tudo isso e muito mais podem ser vistos a partir desta terça-feira, dia 21, no ‘Raciocinerd’, novo canal mogiano no YouTube, com conteúdos que apostam em fórmulas inéditas e “inteiramente voltadas para o público nerd”.

A estreia da plataforma está marcada para as 19 horas, com um convidado especial via live. Idealizador do projeto, cineasta independente e publicitário, Nando Rodrigues receberá Leonardo Camillo, dublador do personagem Ikki de Fênix em ‘Cavaleiros do Zodíaco’ e também uma das vozes do fan film ‘A Lenda de Fênix’, baseado no mesmo anime.

A responsável por este curta-metragem independente é a Raciocinando Filmes, outra empresa de Nando. Aliás, o canal ‘Raciocinerd’ já existia há dois anos, exatamente com o nome da produtora. Por lá, já há quase três mil inscritos, e foram publicados vários vídeos sobre cinema e alguns voltados ao público nerd. Agora, depois de longos meses sem divulgar materiais novos, o canal ganha nova identidade e também nova proposta.

“Durante esse tempo, eu estava estudando. Fiz curso de teatro, porque quero fazer dublagem, e também fiz cursos de cinema, mas precisei parar por conta da pandemia”, explica o mogiano Nando, sobre o período sem novidades.

Agora com a agenda organizada, ele pensou em estruturar melhor a plataforma, segmentando o conteúdo. “Esse nicho nerd/geek tem crescido bastante, e é algo que não gosto só de consumir como de falar também. Muitos canais criam teorias sobre filmes da DC e da Marvel, mas sinto que tenho coisas a dizer também”.

É claro que já existem dezenas de canais no YouTube com boas ofertas deste tipo de conteúdo. ‘Jovem Nerd’, ‘EiNerd’, ‘Omelete’ e ‘Pipocando’ são alguns deles. Mas a sacada de Nando foi juntar conceitos desse pessoal com ideias próprias, somadas a inspirações de outros portais: os que falam sobre a cultura pop dos anos 1990 e 2000, como ‘Nerd Show’ e ‘Canal 90’.

“Sou da geração que viveu e cresceu nos anos 90, e sinto que as pessoas em geral têm necessidade de buscar sentimentos agradáveis que tiveram no passado. Já esteve forte a nostalgia oitentista, e agora é a vez da noventista. Quero aproveitar essa vibe, trazendo conteúdo de qualidade”.

Exemplo dos conteúdos que estão assando no forno, ou melhor, sendo editados neste momento, são três vídeos já gravados por Nando. Um sobre os melhores desenhos exibidos pela extinta ‘TV Globinho’; outro sobre as animações mais legais da ‘TV Cruj’; e mais um, este com “os desenhos feitos para meninas, mas que eram assistidos por meninos”.

“Além disso vamos ter vídeos de teorias e entrevistas com dubladores e cantores de aberturas de desenho. Tudo com roteiro bem escrito e muita pesquisa, quase como um canal de TV”, explica o criador do ‘Raciocinerd’.

Em média, serão de dois a três vídeos semanais, e todo o conceito será explicado na live de estreia, na próxima terça-feira, quando também será exibido um making of inédito de ‘A Lenda de Fênix’ com direito a sorteios, como os de action figures de ‘Cavaleiros de Zodíaco’.

Nando aposta na inovação e na criatividade

Como um bom nerd, Nando Rodrigues fez do próprio quarto o cenário para os vídeos, com vários itens geek. As estrelas são as action figures, mas ele diz ter “pintado as paredes e instalado nichos e iluminação” na expetativa de fazer algo diferente. Nesse sentido, um item ganha destaque: o bonequinho de Shiryu de Dragão, do anime ‘Cavaleiros de Zodíaco’, já que ele pretende fazer um filme baseado no personagem.

É isso mesmo: a transformação do canal do YouTube em uma plataforma exclusivamente nerd não exclui o cinema independente. Na verdade, será criado em breve um novo canal para a Raciocinando Filmes, e é a pandemia do novo coronavírus que impede a produção de um novo curta metragem.

Nando, porém, não está parado. Tem trabalhado com o humorista Marcio Pial na criação de um filme para o personagem ‘Super-Nóis’, um “super-herói da periferia”, e segue cheio de ideias para um futuro não tão distante. “Provavelmente em 2021 vou produzir uma websérie chamada ‘Lendas da Cidade’, com uma lenda urbana de Mogi das Cruzes por episódio”, afirma.

O publicitário e cineasta adianta aos mogianos que, “claro, não pode faltar a história da Menina da Pipoca”, mas também diz que tanto os projetos para a telona como para a internet não são exclusivos ao público da cidade.

“Em Mogi temos uma comunidade forte, tanto de cinema independente quanto de conteúdos nerd e geek, mas nosso objetivo é crescer a nível nacional. A pandemia trouxe vários pontos negativos, mas também trouxe inovação e criatividade, e é nisso que apostamos”, encerra Nando.


Deixe seu comentário