ARTIGO

Novas práticas na aprendizagem

Mauricio Chermann
gabinete@brazcubas.br

Com o advento tecnológico e as novas metodologias para aprender, as instituições de ensino tiveram que modernizar suas práticas de ensino. A Brazcubas Educação, sempre atenta às novidades do mercado e consciente de seu papel de destaque nas ações de responsabilidade social da Região do Alto Tietê, disponibilizou um curso inovador para os profissionais da educação.

A pós-graduação em Gestão da Aprendizagem faz parte do programa Transformando a Educação (TED), que tem como foco dar voz aos alunos, mostrando a importância da divulgação de suas ideias, capazes de transformar atitudes e mudar vidas.

Iniciado em 2017, cerca de 120 profissionais estão se especializando, impactando o sistema ensino-aprendizagem de mais de 120 escolas, responsáveis pela educação de 4500 alunos. E os resultados já podem ser percebidos na comunidade, por meio dos projetos inovadores implantados pelos professores que fazem o curso.

Um dos exemplos encontra-se na Escola Estadual Irene Caporali de Souza, em Mogi das Cruzes. O diretor da unidade, Marcelo Fialho, melhorou e ampliou um programa de musicalização da escola, desenhado para identificar alunos com aptidão musical, estimulando-os no estudo e na prática da atividade artística, seja por meio de aulas de canto ou no domínio de instrumentos musicais.

Outro projeto que merece destaque é o “Sala de Aula Invertida”, desenvolvido por Laiana Bruno Petta, professora da rede municipal de ensino de Guararema. O projeto permite um método de aprendizagem personalizado no qual os alunos, antecipadamente, identificam dúvidas e apresentam sugestões sobre o conteúdo, que serão compartilhados em grupos, dentro das salas de aula. A professora orienta, tira dúvidas e atua como facilitadora do conhecimento.

Como educador, sinto-me honrado em fazer parte dessa história construída pela Brazcubas Educação. A semente lançada ao solo, por meio da qualificação dos profissionais de ensino, frutificará em adultos mais preparados e conscientes de seus papeis na construção de uma sociedade melhor.

Mauricio Chermann é reitor da Universidade Braz Cubas