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Novo Audi Q8 chega ao Brasil com preços “promocionais”

O novo Audi Q8 é um SUV com carroceria cupê e motor V6 de 3.0 litros e 340 cv de potência (Divulgação)

O novo Audi Q8 chega ao Brasil combinando a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a versatilidade de um SUV de grande porte. Com o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 220 milímetros, o SUV pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de Bratislava, Eslováquia, o Q8 chega ao mercado brasileiro em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990,00 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990,00, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho.
No entanto, os consumidores interessados poderão desfrutar de condições especiais por tempo limitado e adquirir o veículo a partir R$ 471.990,00 na versão Performance e R$ 503.990,00 na versão Performance Black.
O SUV é equipado com motor V6 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. O modelo faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas.
O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

A linha do teto do Q8 apresenta suave queda, para passar a impressão de uma carroceria cupê (Divulgação)

Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva. Graças às portas sem molduras – uma das principais inovações de design dos últimos anos – a linha do teto do tipo cupê se estende visualmente ao longo da carroceria do veículo, terminando no longo spoiler de teto. A linha de teto apresenta suave queda na direção das colunas D, que são sustentadas por contornos largos e musculosos, alusivos ao Audi quattro original. A linha do ombro deixa o SUV com uma aparência atlética, conectando elegantemente nas caixas de roda.
Na traseira, um elemento estreito de alto brilho preto com uma faixa de luz integrada se estende entre as lanternas. Essa é uma nova característica dos principais modelos da Audi, acentuando a largura do Q8. A faixa cria uma assinatura independente de luz diurna ou noturna, assim como no quattro original.
Para os faróis, tecnologia Full LED e desenho exclusivo. As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. As lanternas têm design similar, com seus doze segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade.

Interior do novo Audi Q8 conta com três telas: duas no console e painel e outra para os instrumentos (Divulgação)

O sistema multimídia sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display, como por exemplo a faixa de ventilação contínua com detalhes cromados e uma elegante faixa de alumínio. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes. O console do túnel central, com sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas.
Outra novidade introduzida pelo Q8 é a presença de dois displays de alta resolução sensíveis ao toque. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar o sistema multimídia. Já um outro inferior, de 8,6 polegadas, permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto. Tudo isso pode ser acessado por controle de voz.
Há ainda o Audi Virtual Cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações, clássica e de navegação. O novo Q8 ainda oferece o avançado sistema de som de alta qualidade da prestigiada marca Bang & Olufsen, disponível na versão Perfomance Black.
Seja estacionando, rodando na cidade ou em longas jornadas, o Q8 torna a vida mais fácil para o motorista em diversas situações. A Audi reúne seus sistemas de assistência em pacotes diferentes. O Traffic Jam Assist é a combinação do controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist. Em utilização, o sistema garante controle em todas as faixas de velocidade, dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente. Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfego.
Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro há freios a disco com pinças de alumínio fixas. O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road – nesta opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo, que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão.
A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista na tela do sistema multimídia. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática. O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h.

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