NOVIDADE

Novo BMW Série 5 com tecnologia híbrida chega ao Brasil por R$ 328.950

BMW 530e iPerformance
O BMW 530e chega ao mercado brasileiro com motores a gasolina e elétrico que, juntos, somam 252 cv de potência (Foto Divulgação)

Às vésperas de ser apresentado oficialmente no 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a variante híbrida plug-in do BMW Série 5, o sedã executivo de maior sucesso no mundo, já pode ser adquirido nas concessionárias autorizadas BMW i no país, por meio de pré-venda, a partir de R$ 328.950. O BMW 530e M Sport é equipado com o inovador sistema BMW eDrive, que integra um motor elétrico de última geração associado a um motor de quatro cilindros e 1.998 cm³, movido a gasolina, e apto a entregar 184cv, entre 5.000 e 6.500 rpm, e 290Nm de torque, de 1.350 a 4.250 rpm. A potência combinada é de 252cv, a mesma do BMW 530i, e o torque acumulado atinge 420Nm – 70Nm a mais que a versão a combustão.
Com esta configuração, o sedã é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 6,2 s e alcançar 235 km/h de velocidade máxima. Rodando no modo puramente elétrico, o BMW 530e tem autonomia de 46 quilômetros, sem necessidade de recarga. Ambos os motores direcionam sua força para as rodas traseiras do veículo com a ajuda de uma transmissão automática Steptronic, de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marchas manuais. Por estar posicionado sobre a transmissão, o motor elétrico pode utilizar as mesmas relações de marcha, dispensando a necessidade de um conversor de torque, contribuindo para a redução do peso do conjunto motriz.

O novo BMW já pode ser encomendado, em sistema de pré-venda, pelos brasileiros por R$ 328.950 (Foto Divulgação)

A bateria de alta voltagem, composta por células de íons de lítio e com capacidade total de 9,2 kWh, foi alocada sob o banco traseiro, o que favorece a oferta de espaço não apenas para os ocupantes, mas também para o porta-malas, que possui piso totalmente plano e capacidade total de 410 litros.
O BMW 530e M Sport se distingue do Série 5 tradicional por meio de uma série de detalhes visuais discretos e que indicam a presença da tecnologia híbrida plug-in no veículo. Além dos emblemas com a inscrição “eDrive”, posicionados na coluna C e na tampa do porta-malas, e do soquete da tomada de recarga elétrica, situado próximo à roda dianteira direita; a versão híbrida traz itens na cor azul, como os frisos verticais da grade frontal, em duplo rim, tampas dos cubos de roda e pinças de freio M Sport. E, ao abrir as portas do sedã, soleiras com a inscrição “eDrive” se acendem, dando as boas-vindas aos passageiros.

O modelo híbrido do Série 5 será apresentado oficialmente nessa semana no Salão de São Paulo (Foto Divulgação)

Por dentro, o sedã oferece o mesmo nível de conforto e refinamento da versão movida a gasolina e que, neste caso, é caracterizada pela presença de acabamentos internos em alumínio no painel, revestimento de couro nos assentos e portas, e da ampla variedade de equipamentos, como o Comfort Access, que trava as portas sem a necessidade da chave; abertura e fechamento automático da tampa do porta-malas; bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica, ajuste lombar e memória de posição; volante M revestido de couro, ar-condicionado automático digital, com regulagem de temperatura independente em duas zonas, e teto solar elétrico.
Há ainda direção Servotronic, rodas de liga leve de 18 polegadas e cinco raios duplos, com rodas de 19 polegadas e 10 raios duplos oferecidas como opcional, sistema de som surround Harman Kardon, com 16 alto-falantes e 600 watts de potência, além de faróis full-LED.
E além da capacidade de alternar mobilidade elétrica e à combustão, o sedã híbrido plug-in se destaca pela utilização de tecnologias de assistência à condução e estacionamento. Entre elas os sistemas Driving Assistant Plus, apto a assegurar dirigibilidade inteligente nas mais diversas situações de trânsito, como congestionamentos, tráfego lento ou longos deslocamentos, e o Parking Assistant Plus, que permite estacionar de forma segura e precisa.

Por dentro do 530e, o mesmo nível de refinamento encontrado em outros moldelos da fabricante alemão (Foto Divulgação)

O Driving Assistant Plus, por exemplo, avisa o motorista, por meio de sinais visuais e sonoros, de situações de trânsito cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal. Ele é capaz de realizar intervenções de direção corretivas, com a ajuda de cinco sensores de radar e uma camera estéreo.
O Parking Assistant Plus, por sua vez, auxilia o motorista em manobras em baixa velocidade, com apoio de sensores e câmeras que proporcionam visualização do entorno do veículo, evitando colisões. Além disso, a posição do veículo pode ser verificada em tempo real por meio das funções do Surround View, que também possibilita explorar a área em volta do veículo, por meio de visualização 3D em uma tela sensível ao toque.
Somando-se à sua elevada sofisticação e tecnologia agregada, o BMW 530e M Sport é dotado de conectividade avançada e que agrega, entre outros dispositivos, sistema de navegação professional com BMW iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e preparado para reconhecer letras e sinais; tela de 10,25 polegadas também sensível ao toque; HD de 20 Gb para armazenamento de arquivos de áudio via USB ou CD; apresentação de mapas em satélite e gráficos em 3D; opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS; comando de voz em português; e o BMW ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card, o mesmo utilizado em telefones celulares, conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (teleservices), serviços de concierge, assim como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes; além de chamada de emergência inteligente.
Outro recurso adicional ao amplo cardápio de inovações disponíveis no sedã híbrido é a preparação para Apple Car Play, em que é possível transferir a interface de alguns recursos do iPhone para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless). A BMW continua ignorando solenemente os usuários do sistema Android e ainda não oferece o Android Auto em seus automóveis.