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Novo Chevrolet Onix Plux tem conjunto que agrada

O visual do sedã compacto da Chevrolet é muito bem resolvido, dando mais porte ao Onix Plus (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

O Chevrolet Prisma, que há cinco anos é o sedã mais vendido no Brasil, mudou de nome. Totalmente renovado na linha 2020, a partir de setembro passou a ser chamado de Onix Plus. A carroceria antiga foi mantida no modelo de entrada, rebatizado como Joy Plus. No Onix Plus, a versão topo de linha é a 1.0 turbo Premier. Ela tem a missão de disputar mercado com o Volkswagen Virtus Highline 200 TSI e o Hyundai HB20S Diamond, ambos também com motor de três cilindros 1.0 turbo, câmbio automático de seis marchas e bom nível de equipamentos.
O Onix Plus utiliza plataforma chinesa e teve a estrutura reforçada com aços mais resistentes para otimizar a segurança. Além disso, o sedã traz seis airbags de série para todas as versões. O resultado dessa evolução é que o Onix Plus foi submetido ao teste de impacto pelo Latin NCAP e recebeu cinco estrelas na proteção para adultos e crianças, além de ter conquistado o Advanced Award por proteção a pedestres. Um avanço notável em relação ao teste feito com a geração anterior, que não recebeu nenhuma estrela na proteção do ocupante adulto.

O Onix Plus vem equipado com motor 1.0 turbo de 116 cv, que mostra disposição tanto na cidade como na estrada (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

Com seus 4,47 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,60 metros de distância de entre-eixos, o novo sedã ficou 19 centímetros mais comprido, dois centímetros mais largo, ganhou sete centímetros no entre-eixos e é um centímetro mais baixo que o modelo antigo. Em termos de design, a frente é mais larga, com uma grade maior e para-brisa bem inclinado. Os faróis estão mais afilados e a configuração Premier vem com projetores nos faróis e luzes diurnas no para-choque, assim como a iluminação em LED nas lanternas.
Os repetidores de seta não ficam nos retrovisores, mas nos para-lamas. As lanternas traseiras são horizontalizadas. Apesar das dimensões aumentadas em relação ao Prisma, o porta-malas diminuiu, caindo de 500 para 469 litros de capacidade, devido às caixas de rodas maiores. A tampa do porta-malas só abre pelo comando da chave ou pelo acionamento de uma tecla no painel. As rodas são de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16.

Versão Premier é a topo de linha do Onix Plus e custa iniciais R$ 73.190, podendo chegar a R$ 77.780 (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

Outra novidade do Onix Plus é o motor flex 1.0 turbo Ecotec, de três cilindros e 12 válvulas, que substituiu o veterano 1.4 litro de quatro cilindros e oito válvulas do Prisma. Entrega potência máxima de 116 cavalos (com gasolina e etanol) a 5.500 rpm e torque máximo de 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, sempre a 2.000 rpm. O motor trabalha associado a uma transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas. O 1.0 turbo permite ao sedã circular com total desembaraço, tanto na cidade quanto na estrada, sendo silencioso e oferecendo respostas rápidas às acelerações, entregando convincentes retomadas de velocidade.
Segundo os testes do Inmetro, em ciclo urbano, o modelo obteve 12 km/l com gasolina e 8,6 km/l com etanol, enquanto na estrada atingiu 15,7 km/l com gasolina e 10,9 km/l com etanol.
A direção conta com assistência elétrica bem ajustada. A suspensão é mais firme que a do Prisma, e o Onix Plus transfere boa parte das irregularidades do solo para dentro do carro. Em compensação, o sedã evoluiu em termos de estabilidade em curvas. Os freios contam com discos na frente e tambores atrás, com ABS e controle eletrônico de frenagem (EBD), e se mostraram bastante eficientes sempre que foram solicitados. Em velocidade de cruzeiro, quase não se ouve o motor. A vibração dos três cilindros é baixa, contudo o ruído dos pneus em trechos de asfalto mais maltratado chama a atenção. Outra característica interessante do motor é ser econômico. Na estrada, é possível obter médias acima dos já animadores 15,7 km/l com gasolina apurados pela Inmetro.

Interior pode vir em couro bege e preto, o que aumenta a sensação de requinte do sedã compacto (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

Com o aumento do entre-eixos em sete centímetros, o interior do Onix Plus cresceu em relação ao do Prisma. O ângulo de posição do volante melhorou e, com regulagem tanto de altura quanto de distância, ficou mais fácil ajustá-lo ao motorista. Os bancos dianteiros dão bom suporte às costas, porém os assentos são um tanto curtos e os apoios de cabeça são inteiriços, sem ajuste de altura. Quem anda atrás agora tem mais espaço para as pernas e para os ombros, contudo não há saída de ar-condicionado para o assento traseiro.
Na linha 2020, o Onix Plus traz de série na versão Premier o sistema multimídia MyLink 3, com tela de sete polegadas, integração com smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, função áudio streaming, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e entrada USB no console. Tem ainda duas entradas USB para quem senta no banco traseiro. O sistema disponibiliza ainda câmera de ré e carregador de smartphones sem fio. No entanto, o principal atrativo é o Wi-Fi 4G nativo, nos mesmos moldes do apresentado no Cruze e que garante conexão com a internet a bordo sem interrupções. O pacote de dados básico é vendido por R$ 29 mensais. O modelo oferece também o sistema de concierge OnStar, que tem custo de R$ 89 mensais.

Versão Premier do novo Onix Plus também vem equipada com Wi-Fi 4G que, no entanto, tem um custo mensal (Luiza Kreitlon/AutoMotrix)

Na versão 1.0 Turbo Premier, a lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, assistente de partida em aclive, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, controles do rádio e telefone no volante, direção elétrica progressiva, sensor de estacionamento traseiro, sistema de fixação de cadeiras para crianças, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, acendimento automático dos faróis por meio de sensor crepuscular, câmera de ré, carregador “wireless”, abertura das portas por sensor de aproximação da chave e partida por botão.
A versão avaliada trazia revestimento em couro preto e bege nos bancos e no painel das portas. No restante do habitáculo, predominam plásticos duros, texturas com formas geométricas que ampliam a sensação de qualidade e montagem precisa. Detalhes cromados ampliam a percepção de requinte. O volante revestido em couro conta com ajuste de altura e distância e traz os comandos para o controlador de velocidade, o computador de bordo e o sistema multimídia. No porta-malas, a versão Premier traz uma eficiente cobertura no piso, todavia o compartimento de bagagem não é totalmente revestido com carpete e parte da lataria fica à vista.
A versão Premier do sedã tem preço inicial de R$ 73.190 e pode chegar a R$ 77.780 na versão avaliada, que veio na cor metálica Vermelho Carmin (R$ 1.590) e com o pacote de opcionais R8M (R$ 3 mil), que acrescenta alerta de ponto cego, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação, bancos com acabamento premium, sistema de estacionamento automático, sensor de estacionamento dianteiro e lateral e acabamento interno nas cores preto e caramelo (há opção de preto e cinza). (Luiz Humberto Pereira/AutoMotrix)

Ficha Técnica
Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier

Motor: dianteiro, transversal, três cilindros e 12 válvulas, 999 cm³, flex, turbo
Potência máxima: 116 cavalos (com gasolina e etanol) a 5.500rpm
Torque máximo: 16,3 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol, sempre a 2 mil rpm
Transmissão: tração dianteira, com câmbio automático de 6 velocidades com trocas manuais pelo Active Select
Suspensa: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora e traseira semi-independente, com eixo de torção
Rodas e pneus: Liga leve de 6,5 x 16 polegadas com pneus 195/55 R16
Direção: do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
Tanque de combustível: 44 litros
Porta-malas: 469 litros
Dimensões: 4,47 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,47 metro de altura, 2,60 metros de distância de entre-eixos.
Peso: 1.117 quilos
Preço: inicial de R$ 73.190, mas chega a R$ 77.780 na versão avaliada, na cor metálica Vermelho Carmim (R$ 1.590) e com o pacote R8M (R$ 3 mil).

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