CARTAS

Novo golpe nas redes

As redes sociais são imensamente importantes, porém, alguns cuidados são recomendados para utilizá-las, principalmente nos dias de hoje, pois novos golpes surgem e se proliferam. Uma dessas novas armadilhas é o “romance scam”, algo como “golpe de amor” – um misto dos velhos e quase sempre não virtuais golpes do baú e conto do vigário.

Uma forma muito popular desses golpes é praticada, principalmente por nigerianos: eles capturam fotos de militares americanos e procuram manter contatos com mulheres, geralmente afirmando estarem servindo em lugares remotos. O relacionamento virtual evolui e em seguida o ciber-golpista começa a pedir dinheiro “emprestado”, sob diversos pretextos – a vítima, apaixonada pelo pobre “soldado” passa então a auxiliá-lo, até que percebe ter caído em um golpe.

Alguns casos têm final trágico: em 2017, Renee Holland, uma mulher casada, apaixonou-se por alguém que se identificava como Michael Chris, um soldado do exército americano. Ela acabou enviando a ele cerca de US$ 30 mil, produto das economias da família. Mas “Chris” não existia, as fotos eram do sargento Daniel Anonsen, um fuzileiro naval que nada sabia a respeito do assunto.

Mas a situação foi além: após alguns meses, ela e seu pai foram mortos pelo marido, que em seguida se suicidou. Mais uma vez: cautela nunca é excessiva no ambiente das redes sociais.

Vivaldo José Breternitz

imprensa_mackenzie@viveiros.com

O Diário

O Diário

Deixe seu comentário