LANÇAMENTO

Novo Hyundai HB20 chega com preços entre R$ 46.490 e R$ 81.290

Nova linha HB20 traz a linguagem de estilo da Hyundai conhecida como “esportividade sensual” (Divulgação)

A nova geração do Hyundai HB20 chega ao mercado na primeira quinzena de outubro. Primeiro veículo da Hyundai Motor Brasil inspirado na nova linguagem de design da marca, denominada “esportividade sensual”, o compacto estreia com preços que variam entre R$ 46.490 e R$ 81.290. Produzido na fábrica de Piracicaba (SP), o modelo traz equipamentos inéditos em sua categoria, maior espaço interno e motor 1.0 litro Turbo GDI com injeção direta de combustível.
A grande novidade na segunda geração do compacto sul-coreano é o motor 1.0 Turbo GDI com injeção direta de combustível. O propulsor equipa as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus do HB20 e HB20S. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, além do torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm – em outras palavras, ultrapassagem e aceleração são mais eficientes do que nunca, pois a força total do motor está disponível quase que instantaneamente. A opção turbo está sempre acoplada ao câmbio automático de seis velocidades.

Tudo é novo no visual tanto do HB20 sedã como no hatch, que ganharam mais tecnologia também (Divulgação)

O novo HB20 exibe um visual sofisticado, com formas e vincos originais, que proporcionam ao compacto modernidade e ousadia. Mais do que um toque de sofisticação, os elementos de design exterior criam a sensação de poder e velocidade. Entre os destaques estão a grade dianteira, com efeito cascata, os novos faróis, que acompanham lado a lado os vincos do capô e o teto “flutuante”.

Novo HB20 chega estreando motor 1.0 litro turbo que rende 120 cv de potência (Divulgação)

As linhas que cortam a silhueta lateral do HB20 partem dos faróis – elas aparecem entre as janelas e as maçanetas, e terminam no meio da porta traseira. Outro vinco surge nas bases das portas e complementa o visual. As novas rodas de liga leve e o conceito de teto flutuante (disponível no HB20 e no HB20X) dão frescor ao modelo, que está mais jovem do que nunca.

O chamado teto “flutuante” é uma das bossas do novo design do hatch HB20 (Divulgação)

O design traseiro exclusivo traz harmonia entre o novo para-choque, o inédito conjunto óptico e as linhas mais sofisticadas. As lanternas fornecem uma assinatura de estilo exclusiva ao HB20 e são especialmente atraentes à noite, com todas as luzes acesas.

Traseira do HB20 ostenta novo conjunto ótico, com lanternas exclusivas que fornecem efeito atraente à noite (Divulgação)

Na configuração sedã, o caimento mais prolongado do teto até o porta-malas proporciona ares de fastback ao três-volumes e remete à identidade visual dos “irmãos maiores” Elantra e Sonata. Assim como nesses sedãs, o HB20S traz lanternas horizontalizadas, boa área envidraçada traseira e placa reposicionada para o para-choque.

Interior também foi totalmente renovado, trazendo acabamento em couro marron na versão top de linha (Divulgação)

O habitáculo da família HB20 tem novas linhas limpas e horizontais, combinadas ao acabamento mais sofisticado e novas cores, que compõem um equilíbrio único entre inovação e modernidade. Todas as versões tiveram seus bancos renovados. Um dos grandes destaques do estilo interior é o acabamento Marrom Desert, disponível para a versão Diamond Plus do hatch. Nela, a cor marrom aparece no painel, no console, nos painéis das portas, nos bancos em couro e no volante, este também revestido em couro. Detalhes na cor azul fazem parte do estilo e estão presentes ao longo do painel e nas costuras do banco, volante e manopla de câmbio.

O sedã HB20S tem caimento do teto mais prolongado, evocando ares de um autêntico fastback, com lanternas horizontais (Divulgação)

O espaço interno da nova geração do HB20 foi aprimorado visando à melhor ocupação pelos passageiros, crescendo 30 mm no entre-eixos. O vão para as pernas no banco traseiro cresceu 47 mm, o que se traduz em mais conforto para quem viaja na segunda fileira. O porta-malas segue com 300 litros nas configurações hatch e X, e passa de 450 litros para 475 litros na configuração sedã.
A nova geração do HB20 se sobressai no que diz respeito a conforto e conveniência. A versão topo de linha tem itens como ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, piloto automático e limitador de velocidade. Além disso, conta com partida do motor por botão, alavancas no volante para trocas de marcha, sistema stop & go de parada e partida automática do motor, e a nova central multimídia flutuante com tela sensível ao toque de oito polegadas, oferecendo conectividade com smartphone por meio do Apple Car Play e do Google Android Auto. Estão disponíveis para todas as versões direção elétrica e banco do motorista com ajuste de altura por alavanca.

O HB20 sedã também tem a opção de vir equipado com o novo motor 1.0 GDI turbo, de 120 cv de potência (Divulgação)

A versão mais completa de toda a linha HB20, HB20S e HB20X, a Diamond Plus, dispõe de sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa – itens únicos no segmento -, monitoramento de pressão dos pneus e câmera de ré com monitoramento da traseira.
A versão topo de linha também sai de fábrica com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais de tórax. Para as demais versões são sempre dois airbags frontais. À exceção das versões Sense e Vision 1.6 MT no hatchback e Vision 1.0 no sedã, as demais trazem sistema completo de segurança ativa, com controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), e sinalização de frenagem de emergência (ESS).
A segunda geração do HB20 está disponível em versões inéditas. Para a configuração hatch começa com a Sense (1.0 mecânico), Vision (1.0 mecânico, 1.6 mecânico e 1.6 automático) Evolution (1.0 mercânico e 1.0 Turbo GDI automático), Launch Edition (1.6 litro automático), Diamond (1.0 Turbo GDI automático) e Diamond Plus (1.0 Turbo GDI automático).
Já o sedã HB20S sai de fábrica com opções Vision (1.0 mecânico, 1.6 litro mecânico e 1.6 automático), Evolution (1.0 mecânico e 1.0 Turbo GDI automático), Diamond (1.0 Turbo GDI automático) e Diamond Plus (1.0 Turbo GDI automático).