ALENTO

Números mostram pacientes recuperados da Covid-19

Vigilância Epidemiológica aponta que a maioria entre as vítimas confirmadas está curada ou com alta
Vigilância Epidemiológica aponta que a maioria entre as vítimas confirmadas está curada ou com alta

Um alento nestes dias de incerteza promovidos pela pandemia do novo coronavírus é o número de pessoas curadas ou com alta médica entre os 36 casos confirmados da doença em Mogi das Cruzes. As demais cidades da região também exibem um panorama semelhante. Conforme levantamento feito por O Diário, a maioria das pessoas diagnosticadas com a Covid-19 no Alto Tietê se recupera bem em casa, ou já está classificada como curada.

Atualmente a taxa conhecida da letalidade da doença na região é de 6%. Isso sem considerar os eventuais pacientes que contraíram a doença, mas não foram testados, o que contribuiria para a diminuição deste número. 

Vale destacar que, apesar da melhora dos pacientes, as recomendações dos especialistas para que a população fique em casa não devem ser deixadas de lado, já que a situação permanece  imprevisível. Segundo o próprio Ministério da Saúde, “estamos só no começo” de um difícil período para o País. 

Nas dez cidades do Alto Tietê, 80 casos de Covid-19 foram confirmados até a noite desta sexta-feira, com cinco óbitos registrados. Resultando em uma taxa de letalidade de 6,25%. Portanto, das 75 ocorrências ativas da doença, 42 já foram curadas, ou se recuperam bem em casa, segundo informou a Vigilância Epidemiológica dos municípios da região. 

Dos pacientes já diagnosticados com o novo coronavírus na região, 19 estão internados. Em Mogi das Cruzes, que lidera os casos da doença no Alto Tietê, ao todo, 47 pessoas estão em tratamento no Hospital Municipal, entre infectadas e com suspeitas da doença. Já o estado de saúde de outras 19 pessoas não foi informado até o fechamento desta edição. A região aguarda resultados de exames de ao menos 508 pacientes suspeitos. 

Itaquaquecetuba registrou 16 casos da Covid-19. Segundo a Prefeitura, 13 destes pacientes passam bem e seguem isolamento domiciliar. Já uma mulher de 65 anos diagnosticada com a doença está internada, mas com boa evolução. O estado de saúde de outros dois pacientes não foi divulgado. Em contrapartida, a cidade analisava até está sexta-feira, 408 casos suspeitos e 12 óbitos que podem ter relação com o vírus, sem nenhum confirmado. 

Em Santa Isabel, o único caso positivo da doença foi classificado pela Prefeitura como “recuperado”. A cidade, porém, investiga três mortes suspeitas e possui quatro pacientes internados, sendo dois em Unidades de Tratamento Intenso (UTI) e dois na enfermaria.

O único caso positivo até o momento de Poá, também se recupera bem, segundo informou a Saúde municipal. Outras 80 notificações da Covid-19 na cidade aguardam exames laboratoriais. Cinco óbitos suspeitos esperam resultados.

Guararema e Salesópolis seguiam nesta sexta-feira sem casos confirmados do novo coronavírus. Já o único atestado da doença em Biritiba Mirim, seguia em observação no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi, segundo a Prefeitura

A secretaria de Saúde de Suzano divulgou que, até o momento, todas as sete pessoas com coronavírus na cidade seguem em recuperação em casa, “apresentando uma boa melhora”. Contudo, nenhuma foi curada. Também não há casos confirmados em internação. Até anteontem, dois óbitos haviam sido registrados no município pela doença. 

Ferraz de Vasconcelos possuía até esta sexta-feira, oito casos positivos do Covid-19. De acordo com a Prefeitura, um paciente já está curado. Os outros casos foram confirmados na noite de sexta-feira, “por isso a municipalidade ainda aguarda mais informações”, informou em nota. 

Já Arujá somava oito confirmações da doença, do total ao menos três pacientes estão internados. Informações sobre os demais casos não foram disponibilizados até o fechamento desta edição. A cidade possui ainda 122 casos notificados do novo coronavírus até o momento, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, com uma morte atestada, 18 descartados, além de um óbito em investigação. 

Movimentação

Durante a manhã e o início da tarde de ontem, Mogi das Cruzes registrou movimentação acima do recomendado para este período de quarentena. Além dos muitos carros nas ruas, houve aglomeração em supermercados e em outros estabelecimentos.

Região amplia leitos

Foi publicada nesta sexta-feira, a relação de hospitais estaduais que terão ampliação de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) para o enfrentamento ao coronavírus na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Na área de abrangência do Consórcio de Municípios do Alto Tietê, a capacidade será reforçada em 35,1%, com a abertura de 278 novos leitos em unidades de saúde existentes nas cidades de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. Desse total, 181 são para internação de Clínica Médica e 97 para UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

No caso da Clínica Médica, os novos leitos são para implantação imediata nas seguintes unidades de saúde: Hospital Geral de Guarulhos (4), Hospital Geral de Itaquaquecetuba (5), Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (22), Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti (60) e Hospital Auxiliar das Clínicas /HC Suzano (90). 

Dos 97 novos leitos de UTI, 47 são para habilitação imediata no Hospital Geral de Guarulhos (23), no Hospital Geral de Itaquaquecetuba (12) e no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (12). Assim como no caso da Clínica Médica, pela deliberação estadual esses leitos já estão aptos para o uso conforme a demanda de pacientes.


Deixe seu comentário