EXPOSIÇÃO

O Diário exibe esculturas de Solyano até a próxima segunda-feira

HOMENAGEM Jorge Solyano junto à escultura que sugere homem lendo jornal. (Foto: Eisner Soares)
HOMENAGEM Jorge Solyano junto à escultura que sugere homem lendo jornal. (Foto: Eisner Soares)

Segunda-feira será o último dia para conferir as 14 esculturas de alumínio que compõem a exposição ‘Bora Brincar?’, do artista plástico Jorge Solyano, em cartaz no hall de entrada de O Diário. Desde o início do mês, dezenas de pessoas têm se encantado com a sensação de movimento provocada pelas peças, que simulam figuras humanas, principalmente crianças brincando à moda antiga.

Essa representação de crianças se divertindo com brinquedos de antigamente, como bambolê, balanço, bola, balão, pião, amarelinha, goma de mascar e corda, pode ser vista em nove obras, enquanto outras quatro são mais adultas e mostram uma representação de São Jorge, uma figura humana inspirada numa peça do suíço Alberto Giacometti, um felino e uma ‘Dama da Justiça’, divindade grega que define a verdade. E ainda há uma última, maior que todas as outras, que sugere um homem lendo um jornal, em homenagem a este periódico.

Embora em todas elas o metal retorcido confira a sensação de realidade ao movimento, nenhuma possui detalhes como rostos, mãos ou pés bem definidos. Mesmo assim, é possível enxergar estes traços nelas.

Mesmo que a mostra ainda não tenha acabado, Solyano avalia o período como positivo. “Minha expectativa era divulgar o trabalho, e as pessoas acabaram entrando em contato mesmo. Tanto que já tenho algumas encomendas feitas pelos visitantes”.

Embora este retorno direto seja interessante, na visão do artista o que mais vale é a polinização do fazer artístico. “Numa de minhas idas ao jornal encontrei uma mulher de Minas Gerais, que passou na porta e ficou encantada, mandando fotos para a família. E isso é o mais legal: deixar as pessoas curiosas e intrigadas”.

Depois de O Diário, as obras do artista devem ganhar nova montagem na escola de artes Folium, mas ainda sem data definida. “Também tenho outros projetos, e devo começar a fazer trabalhos grandes em breve, em parceria com um soldador”.

Por enquanto, é possível conferir ‘Bora Brincar?’ no número 568 da Rua Dr. Ricardo Vilela. O telefone para informações é 9.9447.2792.

Deixe seu comentário