PADROEIRA DA CIDADE

O Diário recebe altar dedicado a Santana

TRADIÇÃO Padre Claudio Delfino abriu altar de Santana, ao lado dos festeiros Mariany e Walter. (Foto: Eisner Soares)

Com pinceladas sobre a história da devoção centenária a Santana em Mogi das Cruzes, o padre Claudio Delfino abençoou a abertura do altar dedicada à santa, instalado no saguão no jornal O Diário, e que pode ser visitada em horário comercial até o final deste mês.

Há registros da fé e reverência a Santana desde 1850, como lembrou o religioso, que está à frente da Catedral de Santana. “Nós temos a oportunidade de conhecer no jornal, e também em conversas, como a que tivemos com a professora Maria Lúcia Freitas, e o jornalista Francisco Ornellas, sobre a devoção mogiana. E esses relatos nos dão mais motivo para levar à frente os costumes, a devoção religiosa”, comentou.

Mogi das Cruzes já se chamou Vila de Santana, no passado. E comemora a padroeira desde ontem, com a novena e a quermesse realizada na Praça Coronel Benedito de Almeida.

A abertura dos altares durante os dias de celebração da personagem bíblica apontada como avó de Jesus, ao lado do marido, Joaquim, é tradição católica, de estender da igreja para a casa de fiéis o rito de fé aos santos.

O padre Claudio comentou sobre a trajetória do jornal O Diário na manutenção da história, costumes e valores mogianos, e também no ofício de “informar e formar a consciência” dos moradores da cidade por meio do registro da notícia.

A solenidade foi acompanhada pelos festeiros Mariany e Walter Zago Ujvari, e a capitã do mastro, Silvania Ruiz. O festeiro agradeceu a acolhida e a divulgação da agenda da festa que possui caráter social – parte dos recursos obtidos com a quermesse serão destinadas a obras na Catedral. Após a reza, todos tomaram um cafezinho.

A Festa de Santana seguirá até o dia 26, feriado municipal, e dia devotado à santa e aos avós. A novena acontece às 19 horas, e a quermesse, com barracas típicas, acontece à noite. O afogado é servido no salão paroquial da Catedral.

Deixe seu comentário