INFORMAÇÃO

O longo rodízio de comandantes da PM

Rotatividade é marca registrada à frente da Polícia Militar mogiana

O comando do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes continua sendo um porto seguro para militares em final de carreira se aposentarem após algum tempo exercendo as funções do cargo. Tem sido assim, nos últimos tempos: o major ou tenente-coronel, próximo de ser promovido ou passar para a reserva, é mandado para cá e, após algum tempo como comandante, acaba subindo na hierarquia ou trocando o posto pelo pijama. Comum ao longo de décadas, tal situação está prestes a se repetir: o comandante, tenente-coronel Wellington Protásio, acaba de deixar o cargo para gozar um período de licença-prêmio. E a julgar pela despedida, feita numa rede social, tudo indica que dificilmente voltará ao cargo. Depois de agradecer, com elogios, todo apoio recebido dos integrantes do 17º Batalhão, ele diz que vai em busca de “novas missões”. Para seu lugar foi designado o major Relder Souza, ex-Rota, que já assumiu como comandante. E a rotatividade à frente do 17º Batalhão continua. Afinal, nos últimos anos, por lá já passaram os irmãos Felício e Ary Kamiyama, antecedendo ao então major Wellington Protásio que ganhou o posto de tenente-coronel meses depois e agora já se despede do posto. E, por mais engessado que possa ser o modo de operação da PM, este rodízio permanente acaba impedindo que a tropa assimile e ponha em prática os métodos de ação de cada comandante. Ou mesmo, em determinados casos, que o comandante chegue a conhecer, com mais profundidade, a cidade onde atua a polícia sob seu comando. Situações que talvez ajudem a explicar a instabilidade dos indicadores da violência no município.

Filiação

O presidente do Diretório Estadual do PSDB, Marco Vinholi, e o coordenador regional do PSDB no Alto Tietê, o prefeito mogiano Marcus Melo, participam, neste sábado, às 15 horas, na Câmara de Ferraz de Vasconcelos, do ato de filiação de novos membros ao partido, liderado pela pré-candidata a prefeita Juliane Gallo. Ela é especialista em Defesa do Consumidor e coordenadora do Procon.

É Carnaval!

“Soltando a franga” e “Saudade dos antigos carnavais” são as duas composições que o mogiano Josemir Ferraz de Campos irá apresentar na disputa do Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Guararema, nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no coreto da praça principal daquela cidade. Junto com ele, o grupo instrumental “Carnalegria”, formado por músicos da Lira São José Operário.

Completo

O vereador Antonio Lino da Silva (PSD) é o novo presidente do Conselho Permanente de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Mogi. Os dois membros titulares são José Francimário Farofa (PL) e Marcos Furlan (DEM). Os suplentes são Pedro Komura (PSDB), Jean Lopes (PC do B) e Caio Cunha (PV).

Na política

O coronel Wagner Tadeu Prado, atual comandante do CPAM-12, está cotado para se candidatar a prefeito de Araraquara, cidade do interior de São Paulo, nas próximas eleições. O militar é de família conceituada naquela região e não será surpresa se ele vier a se licenciar do cargo para disputar o pleito em sua terra natal.

O cenário agrícola é muito positivo pra 2020 e o reflexo nos empregos é muito vinculado ao mercado como um todo.

Alexandre de Assis, diretor de Vendas da Valtra


Deixe seu comentário