ARTIGO

O que são micro-momentos?

Felipe Martins

Os micro-momentos são os pequenos momentos da jornada de compra do cliente que está relacionada com a formação de preferências e a tomada de decisão. Na maioria das vezes, eles são estimulados pelo uso do smartphone – isso se deve ao fato de que vivemos em uma sociedade altamente conectada e que exige agilidade e imediatismo nas ações e informações ilimitadas.

Segundo o Google, são classificados em:

“I want to know” (eu quero saber/conhecer): esse momento se aplica aos consumidores que querem mais informações sobre algum assunto.

“I want to go” (eu quero ir): refere-se à intenção do consumidor em ir até algum lugar que tenha o que ele precisa, recorrendo ao Google para pesquisar sobre locais próximos, como chegar, horário de funcionamento, etc.

“I want to buy” (eu quero comprar): esse é o momento que os potenciais clientes estão concentrados. Geralmente, eles pesquisam coisas específicas com intenção de comparar preços e lojas para optar pela compra.

“I want to do” (eu quero fazer): são as pessoas que estão em busca de mais informações sobre a atividade. Na maioria das vezes, recorrem aos vídeos por serem de fácil consumo (pode ser para aprender algo novo, tutorial de “faça você mesmo”, vídeo marketing, entrevistas com profissionais, etc.).

Como agora você já sabe o que são micro-momentos e a relação deles com os smartphones, devemos alertá-lo de que seu e-commerce precisa de uma versão mobile. Não adiantará nada ter “o conteúdo certo, na hora certa e no lugar certo” se a sua loja virtual não proporciona a melhor experiência de compra do potencial cliente.

Felipe Martins é especialista em negócios digitais e e-commerce. Há 22 anos ajuda milhares de empresas a iniciarem na internet lucrando, juntas, + de R$1 Bilhão (@felipemartinspro)


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