CULTURA

Oficina ensina arte de contar histórias

Cultura inscreve para a atividade gratuita que apresentará o encanto, a importância e técnicas da contação de histórias, visando a formação de leitores e desenvolvimento humano. (Foto: Divulgação)
Cultura inscreve para a atividade gratuita que apresentará o encanto, a importância e técnicas da contação de histórias, visando a formação de leitores e desenvolvimento humano. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para a oficina gratuita de contação de histórias com Vanderléia Barboza, que será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto.

Os participantes precisam ter idade mínima de 16 anos e preferencialmente residir em Mogi das Cruzes. O período de inscrições se estende até o dia 23 de agosto, ou até o preenchimento das vagas, que são 20 no total.

A atividade aborda o encanto, a importância e as técnicas da contação de histórias com elucidações comparativas entre mediação de leitura, leitura mediada e contação de história, para a formação de leitores e desenvolvimento humano.

O objetivo da oficina é desenvolver a potencialidade da contação de histórias como uma ferramenta de aproximação da literatura como arte, por meio de uma experiência significativa com o universo das histórias de tradição oral, bem como criar um espaço de debate sobre o (re)aprender a ouvir.

A atividade também se propõe a apresentar os fatores históricos, a importância e valores social e humano no ato de contar histórias, pontuar o uso de estruturas e linguagem diferenciadas na contação e oportunizar aos cursistas a prática sob a ótica da ação profissional e da ação empírica.

Os participantes terão ainda a oportunidade de aguçar a percepção sobre como as histórias da tradição oral são contemporâneas, e como o seu conteúdo simbólico oferece uma perspectiva ampliada e integradora do ser humano e suas relações com o mundo em que vive.

A ação visa, por fim, dar acesso a técnicas do ato de contar histórias, oferecer conteúdos literários, possibilitar vivência com exercícios que desenvolvem a habilidade da contação e apresentar os diferentes contextos nas práticas de contar histórias, mediar leitura e realizar leitura mediada.

Os interessados devem ir pessoalmente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes, portando RG, CPF e comprovante de residência (somente originais). O endereço é Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro da Cidade. Mais informações pelo telefone 4798-6900.