CARTAS

Onde há fumaça…

Numa das últimas edições de O Diário de Mogi tive a oportunidade de ler uma carta de uma leitora falando sobre as queimadas criminosas que assolam (e desolam) o nosso País.

Na ocasião, ela comparava, um tanto quanto inconformada, que “…se nem na Amazônia conseguem deter este avanço criminoso da degradação do meio ambiente, o que podemos esperar das ações aqui na nossa Serra do Itapeti?”.

E ela está, infelizmente, coberta de razão. A criminalidade neste campo está nadando de braçadas.

No âmbito nacional, pela inércia e falta de fiscalização dos órgãos responsáveis, tutelados pelo Ministério do Meio Ambiente, sem sequer um plano de regulação e sustentabilidade para preservar as nossas matas (aumento de 95% no desmatamento).

Eu moro aqui na Vila Lavínia e tenho uma visão privilegiada de alguns pontos da Serra do Itapeti , inclusive alguns trechos da Mogi-Dutra. É com tristeza que eu vejo , frequentemente, sinais de fumaça em vários pontos da serra, resultantes de queimadas, que nem sempre parecem controladas ou autorizadas. E a ocupação da Serra avança.

Quando escurece é possível ver vários pontos de luzes residenciais. Mais uma ocupação legal ou ilegal aconteceu no coração da serra, que vai definhando aos poucos. Triste realidade.

Prof. Fabio Barbosa

profabio53@hotmail.com


Deixe seu comentário