CULTURA

Orquestra dá início à música do Festival de Verão de Mogi das Cruzes

BIG BAND Grupo de Itaquaquecetuba promete sensibilizar o público com repertório inspirado na obra do músico grego Yanni. (Foto: divulgação)
BIG BAND Grupo de Itaquaquecetuba promete sensibilizar o público com repertório inspirado na obra do músico grego Yanni. (Foto: divulgação)

A primeira atração musical do 7º Festival de Verão de Mogi das Cruzes será a apresentação da orquestra Yankees In Concert, nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 20 horas, no Teatro Vasques. Desde já os ingressos podem ser trocados por pacotes de fralda geriátrica no Centro Cultural, sendo que cada pacote dá direito a quatro bilhetes.

O show se caracteriza pela sensibilidade e elegância, com a inspiração em obras do músico, tecladista e compositor grego Yanni e nos mestres de grandes musicais. Instrumentos exóticos dão um toque especial à tradicional formação de uma Big Band e performances exclusivas garantem dinamismo à apresentação.

No repertório estão canções como ‘Until the Last Moment’, ‘For All Seasons’, ‘The Rain Must Fall’, ‘One Man´s Dream’, ‘Nikki Nana’, ‘Voyage’, ‘Storm’, ‘Felista’ e ‘Playtime’, todas de Yanni, e ainda há também canções de outros compositores, como a consagrada ‘The Phantom of the Opera’, de Andrew Lloyd Webber.

Ao todo, quinze músicos se apresentarão. Os instrumentos que compõem a sonoridade do evento são bateria, baixo, guitarra, percussão, violinos, violoncelo, harpa, saxofone, trompete, trompa e piano. Há ainda a voz soprano, de Michelle da Mata e voz tenor, de Gisele Souza.

Nas palavras do idealizador, patrono e regente do grupo, Daniel Damasceno, trata-se de “um show sensível e elegante com uma variedade sonora” inspirado não somente em Yanni mas em outros “mestres dos grandes musicais”.

Apaixonado pelas obras musicais do compositor Yanni, foi dele a ideia, em 2017, de criar o Yankees In Concert, como uma forma de tributo ao compositor, que ainda vive e tem 65 anos. Na época da criação do grupo, Daniel, que também é engenheiro têxtil, passava por uma crise emocional e chegou a pensar em suicídio, mas um amigo surgiu no momento certo e disposto a formar uma banda.

A banda

A Yankees in Concert é um orquestra no estilo Big Band, sediada em Itaquaquecetuba e formada por um total de 22 músicos advindos de várias cidades da região metropolitana de São Paulo, como Santo André e Poá. O grupo foi criado em 2018 e passou dois anos se estruturando e selecionando jovens músicos de disciplina e alto nível técnico.

Com uma estrutura própria e autônoma, conta com uma sala de estúdio disponível para ensaios gerais e individuais durante toda a semana, possibilitando aos jovens aprendizes se aprimorarem. A princípio, o repertório era popular e variado, porém desde fevereiro de 2019 decidiram se focar em peças de Yanni.

Esta será a primeira apresentação pública do Yankees In Concert e também a primeira atração musical do 7º Festival de Verão de Mogi das Cruzes. A ocasião será especial ainda por marcar a gravação ao vivo do primeiro DVD da formação.

O Centro Cultural, onde estão sendo feitas as trocas de ingressos, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Já o Teatro Vasques, palco da apresentação, fica na rua Dr. Corrêa, 515, também na área central. Outras informações estão disponíveis em facebook.com/pg/OficialYankees ou pelo telefone 4798-6900.


Deixe seu comentário