NO VASQUES

Orquestra de Heliópolis traz o maestre Isaac Karabtchevksy à Mogi

CLÁSSICOS Sob regência de um dos maiores maestros do Brasil o grupo orquestral executará sucessos do repertório erudito, como canções de Antônio Carlos Gomes, de Giuseppe Verdi e de Heitor Villa-Lobos. (Foto: divulgação)
CLÁSSICOS Sob regência de um dos maiores maestros do Brasil o grupo orquestral executará sucessos do repertório erudito, como canções de Antônio Carlos Gomes, de Giuseppe Verdi e de Heitor Villa-Lobos. (Foto: divulgação)

No próximo dia 6 de novembro, a partir das 20 horas, acompanhada do maestro Isaac Karabtchevksy, a Orquestra Heliópolis Sinfônica fará uma apresentação especial no Teatro Vasques. Os ingressos para o espetáculo são gratuitos e já podem ser retirados no Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

Sob regência de um dos maiores maestros do Brasil, o grupo orquestral de maior nível do Instituto Baccarelli executará grandes clássicos do repertório erudito. Canções de Antônio Carlos Gomes, de Giuseppe Verdi e de Heitor Villa-Lobos, de Joseph-Maurice Ravel e Johann Strauss Jr. serão a trilha sonora do encontro.

Com formação de nível avançado e direção artística de Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Heliópolis Sinfônica (OHS) é reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística e por promover a prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico aos alunos da instituição.

O grupo carrega excelentes bagagens e notórias apresentações, sob a regência de maestros como Zubin Mehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas populares consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém, Ivan Lins, Daniela Mercury e vários outros.

Trata-se da única formação de toda a América do Sul que teve a oportunidade de ser regida pelo já citado maestro Zubin Mehta, patrono da iniciativa desde 2005, quando visitou a sede e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social.

A Orquestra Heliópolis Sinfônica já percorreu cinco cidades do Estado de São Paulo neste ano. Após passagem por Santos, Santa Bárbara D’Oeste, São José dos Campos e Valinhos, a série será encerrada em Mogi.

Versátil, a equipe a permite transita pelo universo da música de concerto e música popular, mantendo alto padrão de excelência, e desas forma, já subiu em palcos como a Sala São Paulo, os Teatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda). Isso sem contar a participação em megaeventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.

O Instituto

Tida como uma das mais atuantes instituições nacionais dedicadas à área cultural, social e educacional, a iniciativa Baccarelli teve início em 1996 com aulas de instrumentos de cordas para 36 crianças. Antes de conquistar sede própria na Comunidade de Heliópolis, passou por uma antiga fábrica de sucos. O endereço atual atende anualmente mais de mil crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade e conta com 16 turmas de musicalização infantil, 13 corais, 47 turmas de coletivos de instrumentos, 20 grupos de câmara, 4 orquestras e 68 profissionais de música.

A apresentação local tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e também parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O Teatro Vasques fica na Rua Dr. Corrêa, 515, na área central. Na mesma região está o Centro Cultural, para a retirada de ingressos, na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360. Outras informações pelo telefone 4798-6900.


Deixe seu comentário