ESPETÁCULO

‘Os Arqueólogos’ em cartaz no Sesi

Montagem da Empório de Teatro Sortido & Complementar apresenta assuntos cotidianos compartilhados por todos, as relações humanas e o legado. (Foto: Divulgação)
Montagem da Empório de Teatro Sortido & Complementar apresenta assuntos cotidianos compartilhados por todos, as relações humanas e o legado. (Foto: Divulgação)

Dois narradores esportivos contam cenas cotidianas vistas em uma praça: um pai ensina o filho a fotografar com uma câmera analógica; um casal tem uma discussão de relacionamento; pedestres cruzam a rua; um senhor alimenta os pombos. No segundo momento, em um futuro distante, dois arqueólogos refletem sobre os vestígios deixados pelas pessoas.

São cenas do espetáculo ‘Os Arqueólogos’, produzido pela Empório de Teatro Sortido & Complementar, nesta sexta e sábado, no palco do Sesi de Mogi das Cruzes. Interpretado por dois atores que se multiplicam em mais de uma dezena de personagens, a peça usa a metáfora para refletir acerca da grandeza do ínfimo: sobre o inescapável fato de que aquilo que carregamos no bolso será documento histórico dentro de uma centena de anos.

Vencedor do Prêmio APCA de Melhor Autor para Vinicius Calderoni, o espetáculo recebeu ainda indicações nos Prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil. Em 2018, o texto da peça foi publicado pela Editora Cobogó, dentro da Coleção Dramaturgia.

Viagem Teatral

O espetáculo ‘Os Arqueólogos’ faz parte do programa Viagem Teatral, realizado pelo setor de Artes Cênicas do Sesi-SP, que apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias.

A cada ano cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital para compor o projeto. As peças circulam por 17 teatros em todo o Estado de São Paulo. O Viagem Teatral movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2018, por exemplo, mais de 62 mil pessoas tiveram a oportunidade, gratuitamente, de assistirem os espetáculos apresentados.

‘Os Arqueólogos’

  • Empório de Teatro Sortido & Complementar
  • Sesi Mogi das Cruzes
  • Rua Valmet, 171, Distrito de Braz Cubas
  • 22 de fevereiro, sexta às, 15h
  • 23 de fevereiro, sábado, às 16h
  • 165 lugares
  • Classificação indicativa: 10 anos
  • Informações: 4723-6900
  • Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.