INFORMAÇÃO

Pancreatite leva prefeito para a UTI do Santana

Marcus Melo atividades na prefeito hoje. (Foto: Ney Sarmento)

Marcus Melo passou mal durante a madrugada e foi internado com fortes dores

O prefeito municipal de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), foi internado na madrugada de ontem, no Hospital Santana, em razão de uma crise aguda de pancreatite, doença caracterizada por uma inflamação no pâncreas. Com fortes dores, o prefeito chegou ao hospital por volta de 3 horas da madrugada e, logo após os primeiros exames, foi conduzido para a Unidade de Terapia Intensiva, onde permaneceu durante todo o dia de ontem, sendo medicado e acompanhado de perto pela equipe médica da unidade de saúde. A pedido da coluna, o Hospital Santana divulgou nota sobre as condições de saúde de Marcus Melo, informando que “o paciente foi internado nesta madrugada com quadro doloroso, típico de pancreatite” e que “os exames confirmaram o diagnóstico”.

Segundo a nota oficial, o prefeito “encontra-se na UTI, porém está estável e recebendo tratamento padrão”. Ainda conforme o hospital, “os exames realizados até o momento (tarde de ontem) foram compatíveis com o diagnóstico”. Melo – diz ainda a nota – “deverá continuar internado até a normalização de seus exames”. O hospital promete divulgar um novo boletim durante o dia de hoje com informações atualizadas a respeito do estado de saúde do paciente. A nota do Santana não dá informações sobre a equipe médica que atendeu o prefeito a partir de sua internação no hospital. O diagnóstico de pancreatite surpreendeu parentes e amigos do prefeito que acabou de retornar de uma viagem pelo Japão e Bélgica, onde cumpriu uma extensa programação, ao lado de um grupo de empresários e políticos mogianos. A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, que pode ser aguda ou crônica. O pâncreas é um órgão localizado no abdômen, que faz parte do sistema digestivo e endócrino e é responsável por produzir insulina. A pancreatite aguda se caracteriza por uma dor abdominal intensa, quase sempre de início abrupto, na região superior do abdômen, que se irradia em faixa para as costas. Segundo alguns médicos, é a segunda dor mais forte que alguém pode sentir. Náuseas, vômitos e icterícia são outros sintomas possíveis. Já a pancreatite crônica produz dor, diarréia e diabetes, porque o pâncreas vai perdendo suas funções exócrinas e endócrinas. A dor aparece nas fases de agudização da doença e tem as mesmas características daquela provocada pela pancreatite aguda. Ainda não há informações concretas, mas os sintomas indicam que o problema de Melo estaria mais próximo de uma pancreatite aguda.

Lojinha
Cansado de ver seu nome e imagem sendo explorados pela pirataria das mais diferentes formas, o padre cantor Alessandro Campos decidiu lançar a Loja do Zil, autorizada exclusiva de produtos oficiais do religioso. A loja virtual (www.lojadozil.com.br) começa vendendo escapulários, terços de madeira e almofada com a caricatura do padre. Em tempo: Zil é o apelido carinhoso pelo qual Alessandro é tratado pela avó, que o criou, e outros familiares.

Cidadania
A Câmara de Mogi entrega amanhã o título de Cidadão Mogiano ao comerciante Amâncio Aires. O português de Chaves, que chegou à cidade em 1956, onde foi proprietários das padarias Big Pão, 5ª Avenida, Nossa Senhora de Fátima e Central, além de outros empreendimentos comerciais. Atuou junto à Associação Comercial e foi um dos fundadores, ao lado de Airton Nogueira, do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi. A iniciativa da homenagem foi do vereador Pedro Komura (PSDB).

Homenagem
“Do Forte São João à imensidão do mar. Bertioga: uma história de amor à natureza”. Este será o enredo da Águia de Prata, a conhecida escola de samba da Vila da Prata, para o carnaval do próximo ano em Mogi. Pronto desde 2005, o enredo aguardava o momento certo para ser mostrado na passarela mogiana, possivelmente com o devido apoio de representantes de setores da cidade litorânea.

Tratamentos
O vereador e membro do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake (PSDB), apresentou projeto de lei à Câmara obrigando os estabelecimentos de saúde das redes municipal e privada a prestar assistência odontológica (ações preventivas, curativas e paliativas) aos pacientes internados. Nos hospitais públicos ou particulares será obrigatória a presença de profissionais da odonto para atuação conjunta com o corpo clínico. Tal assistência só poderá ser feita por cirurgiões-dentistas.

Frase
Este mundo está se tornando tão perigoso que um sujeito pode-se dar por feliz se sair dele vivo.
W. C. Fields (1880-1946), humorista e autor dos Estados Unidos