DOMINGO SOLIDÁRIO

‘Pequenos músicos’ comandam concerto no palco do Teatro Vasques, em Mogi

CRIADOR E CRIAÇÃO A série “Os Pequenos no Vasques” foi idealizada pelo diretor artístico da Sinfônica de Mogi das Cruzes, o maestro Lelis Gerson. (Foto: divulgação)
CRIADOR E CRIAÇÃO A série “Os Pequenos no Vasques” foi idealizada pelo diretor artístico da Sinfônica de Mogi das Cruzes, o maestro Lelis Gerson. (Foto: divulgação)

Neste mês de setembro, os grupos musicais formados pelos alunos da Escola Municipal Professor Mario Portes comandam a sexta apresentação da série de concertos “Os Pequenos no Vasques, marcada para a próxima terça-feira, dia 10, a partir das 20 horas.

Para este evento, a escola levará alunos iniciantes e avançados que formarão grupos diferentes, com repertórios que respeitarão o nível de estudo coletivo realizado com cada banda. Haverá também duas participações especiais: um número com os alunos de percussão e outro com as crianças da musicalização.

A escola municipal localizada em Jundiapeba foi uma das primeiras a integrar o projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, que teve início em 2011. Desde então, atende as crianças da comunidade com aulas de musicalização e ensino sinfônico semanalmente, e está sob orientação do coordenador musical Aguinaldo Henrique Pires.

A série “Os Pequenos no Vasques” foi idealizada pelo diretor artístico da Sinfônica de Mogi das Cruzes, o maestro Lelis Gerson. “O Teatro Vasques foi escolhido para receber estes concertos por conta de toda sua tradição e representatividade cultural para o município, e queremos torná-lo acessível para as diferentes comunidades do nosso projeto”, disse.

O projeto

Desde 2011, a Prefeitura de Mogi das Cruzes viabilizou a inclusão de aulas de musicalização e ensino sinfônico na grade curricular dos alunos das escolas municipais, resultando no projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”. Ao longo dos anos, esse projeto, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município, passou por uma expansão, e atualmente atende cerca de 11 mil crianças e jovens distribuídos em 17 polos educacionais, constituídos por 16 escolas municipais e pelo Ciarte (Centro de Cidadania e Arte).

Em abril de 2017, por meio de um chamamento público feito pela Prefeitura, a Sinfônica de Mogi das Cruzes, entidade sem fins lucrativos e em atividade desde 2002, iniciou o gerenciamento deste projeto. Por parte da Sinfônica, a coordenação-geral do projeto está sob orientação do maestro Lelis Gerson.

O endereço do Vasques é Rua Dr. Corrêa, 515, e o telefone para informações é o 4798-1747. O ingresso é gratuito