INFORMAÇÃO

Pesquisa mostra influência parlamentar junto às redes

CAVALEIRO Montado a cavalo, de batina e chapéu, o padre Jônatas Diniz, da Paróquia Nª Sra. do Carmo, em Sabaúna, esteve na Entrada dos Palmitos. (Foto/ Eisner Soares)
CAVALEIRO Montado a cavalo, de batina e chapéu, o padre Jônatas Diniz,
da Paróquia Nª Sra. do Carmo, em Sabaúna, esteve na Entrada dos Palmitos. (Foto/ Eisner Soares)

Bertaiolli ocupa o 34º lugar; Lucena, o 51º; e Alvino, 66º

O deputado federal mogiano Marco Bertaiolli (PSD) é o 34º parlamentar paulista mais influente junto às redes sociais. Ele ocupa a 170ª colocação no ranking que abrange 594 deputados federais e sendores do País, conforme pesquisa efetuada pela FSBinfluênciaCongresso, referente ao bimestre abril e maio. Outro deputado da região, Roberto de Lucena (PODE), foi o 51º entre os parlamentares paulistas e o 298º na classificação geral, enquanto Marcio Alvino (PL) ficou em 66º no Estado e 440º lugar no ranking geral. A bancada paulista ficou em primeiro lugar no ranking geral, à frente do Rio, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais e demais estados. Entre os 589 parlamentares listados, a deputada Joice Hasselmann (PSL) é a mais influente. Também lidera em São Paulo. Depois de Joice aparecem, pela ordem, Eduardo Bolsonaro (PSL), Kim Kataguiri (DEM), Carla Zambelli (PSL) e o Pastor Marco Feliciano (PODE). A partir daí, o ranking paulista prossegue, sempre pela ordem, com Tiririca (PL), Major Olimpio (PSL), Samia Bonfim (PSOL), Tenente Derrite (PP), Alexandre Frota (PSL), Tabata Amaral (PDT), Luiz Philippe Orleans e Bragança (PSL), Ivan Valente (PSOL), Carlos Zarattini (PT), Celso Russomanno (PRB), Paulo Teixeira (PT), José Serra (PSDB) e Luiza Erundina (PSOL). A lista segue, afinal, dos 594 parlamentares, apenas quatro deputados e um senador não postaram qualquer conteúde nas redes sociais em abril e maio. Por isso, o ranking possui 509 deputados e 80 senadores. O FSB monitorou as publicações dos deputados e senadores entre 1º de abril a 31 de maio. O monitoramento é 24×7, capturando e analisandoo grau de engajamento de todas as publicações feitas pelos parlamentares no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas contas business) e no Twitter. Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking foram levados em consideração o número de seguidores, quantidade de publicações, alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) em cada rede social. São aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas. Em tempo: o deputado federal Marco Bertaiolli toma café da manhã, hoje, com Luiza Trajano, a toda-poderosa da rede Magazine Luiza e com um grupo de empresários paulistas para discutir mudanças na Lei do Jovem Aprendiz; em seguida, viaja para Brasília, onde vai se encontrar com o general Santos Cruz, secretário de Governo de Jair Bolsonaro, às 17 horas.

Fechamento

A Kimberly-Clark, empresa norte-americana fabricante de papel, encerrou atividades de sua fábrica em Eldorado do Sul, município de cerca de 40 mil habitantes, localizado na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Perto de 260 funcionários diretos e indiretos foram demitidos ou remanejados para outras unidades da empresa. A desativação começou em fevereiro e terminou no dia 15 de maio. A medida faz parte de um processo de reestruturação global. A KC ainda mantém unidades na Bahia (Camaçari), São Paulo (Suzano e Mogi) e Santa Catarina (Correia Pinto)

Para trás

O cancelamento de títulos eleitorais provocado pelas ausência injustificada nos últimos pleitos alterou o número oficial de eleitores de Mogi das Cruzes, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cidade que havia fechado o mês de março com 312.224 eleitores e abril com 312.745 votantes, concluiu o mês de maio com 307.290.

Acidente

Nicéa Ribeiro de Oliveira David, 62 anos, mãe do presidente da Câmara de Ferraz de Vasconcelos, vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), faleceu em um acidente de carro, na Rodovia MG-133, próximo à cidade de Tabuleiro, na Zona da Mata mineira. Além dela, morreu sua irmã caçula, Marilda Ribeiro de Oliveira, 50 anos. O acidente ocorreu na noite de domingo. O motorista alegou problema em uma das rodas do veículo em que viajavam quatro pessoas. Ele e um acompanhante escaparam ilesos.

Energia

Carioca de Petrópolis e filha da atriz global Elisângela, Marcelle Sampaio estará em Mogi, hoje, no Natureza Interior – Espaço Terapêutico, da Rua Campos Sales, nº 1.267, para ministrar palestra gratuita sobre ThetaHealing, técnica que utiliza meditação guiada para oferecer cura energética quântica para questões de saúde, além de quebras de padrões e de crenças que modificam negativamente a vida em diferentes searas, como relacionamento, profissão e finanças, entre outros. Para quem se interessar, Marcelle fará dois cursos, sobre o tema, ainda este mês, na cidade.

Frase

O mundo se divide entre os que acham e os que não sabem onde botaram.

Millôr Fernandes (1923-2012), escritor, teatrólogo, jornalista e humorista brasileiro


Deixe seu comentário